sábado, 25 de fevereiro de 2012

Considerações sobre Revenue Management


Cursos de Revenue Management precisamos entender uma coisa, tirando uma colega consultora a quem fiz referência numa postagem anterior, e que diz “antes de gastar dinheiro com sistemas de software, faça um curso de Excel avançado e inicie”.

Usei novamente a frase dela por um motivo muito simples, além de softwares milagrosos, andam por esse mercado franco atiradores, falando de Revenue Management sem mais nem menos, e por fim tentam vender um monte de sites que se integram e aceleram informações. Não isso não é Revenue Management.

Revenue Management é: A arte de maximizar lucros, tendo por base a demanda de mercados, as previsões de otimização de resultados, matemáticos e econômicos e de inventários (Não esqueçam Revenue Management trabalha sempre e só com o preço de venda). De uma forma mais simplista, dizem no mercado: é a arte de vender o produto certo ao cliente certo pelo preço certo usando o canal certo. Ainda que assim fosse, como isso se faz? É com uma planilha de Excel sim ou com um conjunto delas e MUITO CONHECIMENTO.

Primeira coisa que precisamos perguntar é: qual é o primeiro passo para a implantação de um sistema de RM seja ele qual for? Provavelmente vão responder: Uma tabela de diárias flexível. Acredite os Processos de Implantação de RM iniciam-se quando da criação do novo empreendimento, com o lançamento da primeira pedra. Precisa tabela de preços de diária para a construção na construção? Tem algo Muito errado.

Acreditem Revenue Management é. “Revenue Management é por si só o inicio e o fim de toda a Política / Modelo de negócio Hoteleiro e como tudo tem um início, mas neste caso não tem fim”.

Cuidado com os milagres é possível multiplicar por seis o faturamento de um hotel em um ano, note-se o hotel dava lucro. É possível multiplicar por 19 ( eu disse dezanove) a rentabilidade, é. Mas isso mesmo parecendo não é um milagre, é conhecimento e trabalho constante diário árduo e integrado, é preciso além de gestão hoteleira, o conhecimento e uso de Endomarketing ou MKT interno para que tudo isso esteja perfeitamente sincronizado .

Numa postagem abaixo, pode-se ler um comentário feito por um senhor chileno que lê meu blog, lá está claro que Revenue Management não é apenas uma integração de sites.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Curso Águia de Revenue Management em São Paulo

Investimento R$. - 375,00
Para inscrições até 28/02/2012
INSCRIÇÕES APÓS 29/02 ou no Local R$.425,00.

Paulista Center Hotel 
R Consolação, 2567 
(esquina Av. Paulista )
Jardins - São Paulo - SP
Sugiro adquirir antes a apostila, já que o CURSO é SOBRE O ASSUNTO. RM

A revista Hotelaria e a Águia consultoria



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O Revenue Management no LinkedIn

Venho explanando já montei uma apostila que tem ajudado muita gente desde pessoas interessadas em aprender mais, até aos que me parece saberem e me procuram e esses são os que perguntam mais. Revenue Management não é um site ou um conjunto de sites administrados por um gestor de canais online com o cartão de “Revenue Manager” é muito mais que, tem princípio, não tem fim, mas é uma ferramenta que já se usava e eu a aprendi antes da automação, esta ajuda e muito faz-nos ganhar muito tempo, mas nem sempre é o ponto principal. Vejam os comentários abaixo:

Diz uma comentarista, do LinkedIn  no grupo “RevenueManagement Professionals
Raïssa GOUBIN • You can have everything integrated and available from our Revenue Management Solution : RMS / Competitor pricing, Comp set analysis... EasyRMS is a very comprehensive solution - and EASY to use! (creio não haver necessidade de tradução)

Essa é exatamente a questão principal e é isso que eu quero tentar que as pessoas entendam, até parece ser verdade que algumas soluções da EASY são boas, e devem ser, “embora ninguém tenha permitido que eu analisasse tais sistemas, bem mas isso é um detalhe”. Mas de nada adiantam se a pessoa responsável pela gestão, não souber chegar aos mesmos resultados ou até melhores sem a automação, (Antes que comentem É POSSÍVEL SIM).
Não, não sou contra a automação, muito antes pelo contrário, ela é muito bem vinda e nos faz ganhar muito tempo e, até certo ponto boa eficiência, mas o Gestor que é Gestor e sabe o que quer e faz, precisa aprender a chegar aqueles resultados sem a automação, até porque isso vai ser de suma importância para definir depois qual o sistema automatizado que mais interessa, ou até mesmo se não será vantajoso desenvolver o próprio sistema. INSTRUÇÃO APRENDIZADO E PRÁTICA são as tônicas do momento. E sim, porque não a automação, só que com consciência e não por influência de vendedores de Softwares.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

RESPEITO PELO REVENUE MANAGEMENT POR FAVOR.

Aqui estamos nós com o meu velho e bom, eu diria lucrativo Revenue Management, e digo velho porque eu nasci já iniciando essa prática na hotelaria enquanto nós no Brasil estamos engatinhando e ouvindo todo o tipo de barbaridade sobre ela. Os que leram minha apostila e fizeram meu curso já entenderam que nada é bem como parece e muito menos como se diz por aí. Só uma coisa é verdadeira, REVENEUE MANAGEMENT é o que há de melhor e mais sério em Gestão, e não só hoteleira. Como apregoam artigos como este, sobre um sistema inglês que está entrando no Brasil.

Começamos pela velha discussão que Revenue Manager é um cargo da cartilha os desavisados. Os operadores desses sistemas online são gestores de canais online na melhor das hipóteses. A maioria estaria “nu” sem um computador.

Depois não posso deixar de contestar o artigo onde ele diz:
 Aqui, algumas redes já estão se conscientizando da importância deste trabalho e dando início a isso", diz Giorgi, apontando que, para operar o sistema de RM, é necessário que o hotel conte com um profissional como o Revenue manager ou um colaborador da área de Vendas."

Olhem abaixo porque Revenue management não é para todos e vejam o tamanho da incoerência nessa colocação do Sr. Giorgi.
Para operar um sistema de RM precisa ser um gestor de canais, e ter quem alimente o sistema. Um gerente geral de Hotel com a devida formação em Administração Hoteleira conhece RM é uma disciplina do curso, ela tem algumas peculiaridades, a saber:



Revenue Management Não É PARA TODOS
·         Revenue Management é uma Cultura
·         Revenue Management é uma filosofia de Gestão
·         Revenue Management é estatística e matemática
·         Revenue Management é uma prática diária e continua
·         Revenue Management é muito analítico e pouco comercial
·         Revenue Management é pragmatismo e assertividade


Onde foi mesmo que vimos a interação entre o homem de vendas da reportagem e o Revenue Management? Não tem. Notem precisamos dos Homens de Venda e dos de Marketing também, e muito. Mas eles não são e demorará para serem um Gerente Geral de Hotel de fato.
O que está acontecendo é que há vendedores de sistemas que até agora ninguém me provou que fosse um sistema de RM para hotelaria, que ficam dando palpites e dicas porque o capital investido é dos outros e eu não posso e não vou concordar com esse tipo de postura.

Revenue Management é uma cultura, é Gestão no seu mais alto nível é pragmatismo e assertividade, e não um sistema que vai dar certo. Não, ele é um sistema CARO e que não vai dar certo se não tiver por trás um gestor que realmente saiba o que é Revenue Management.

Revenue Management é coisa séria. Então vamos tratá-la como tal, por favor.
Será que o Senhor que forneceu material para o artigo, saberia implantar um sistema desses se não tivesse a automação? Acho que não.

Embora eu tenha algumas divergências em certos pontos de vista com a Sra. Gabi a Gabriela Otto, é a pessoa de quem ouço falar em Revenue Management com mais respeito e porque não dizer conhecimento. Ela diz: “antes do sistema sofisticado e caro, faça um bom curso de Excel avançado e inicie”. Isto sim são palavras conscientes e são Dela. Dna Gabriela Parabéns.

Os comerciantes de softwares que me desculpem, mas já algum de vcs conseguiu multiplicar por seis a rentabilidade de um hotel em um ano sem o sistema? Eu já fiz mais do que isso e mais que uma vez. Vamos respeitar o REVENUE MANAGEMENT, acreditem senhores empresários a Ferramenta merece respeito. Mas precisa ser com dignidade, e aprendizado. Um sistema não vai mudar seu Hotel, só vai complicar sua vida em um primeiro momento, crie-se embasamento para o sistema. Isso requer conhecimento, e não está em nenhum software.
Acreditem é o Melhor sistema de gerenciamento hoteleiro que existe, principalmente se conjugado com o Yield Management, mas não há necessidade de sistemas a preços astronômicos todos podemos aprender e se adaptar ao que necessitamos.


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

REVENUE MANAGEMENT São Paulo e Seguintes

QUEM VOCÊ CONHECE EM SÃO PAULO?

Investimento R$. - 375,00
Para inscrições até 28/02/2012
INSCRIÇÕES APÓS 29/02 ou no Local R$.425,00.
Sugiro adquirir antes a apostila, já que o CURSO é SOBRE O ASSUNTO. RM.
http://goo.gl/0nWZs

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Quem Você Conhece Em Curitiba.

CURSO PRESENCIAL EM CURITIBA - CONTEÚDO COMENTADO Curso Terminado C/ SUCESSO.
"Foi uma grata surpresa a presença desde profissionais renomados e gestores de importantes unidades hoteleiras até à nova geração de futuros grandes gestores amantes da Hotelaria em busca da informação correta e desmistificada. Aos participantes que hoje considero Amigos, o Meu Melhor muito Obrigado pela vossa presença."
Investimento R$:250,00 Para quem já tem a apostila.


R$: 325,00 para quem aina não adquiriu a apostila


Sugiro adquirir antes a apostila, já que o curso será SOBRE O ASSUNTO. RM. - O valor da apostila (online) será descontado do Total do curso, para quem já adquiriu.


LOCAL: Rua Barão do Rio Branco, 546 ( Hotel Niko)- CURITIBA - PR

2012, 2013 - 2014 – COPA DO MUNDO E A TERCEIRIZAÇÃO – OU NÃO.

SOCORRO...!!!
TERCEIRIZAÇÃO NÃO. TREINAMENTO.
Temos tempo, muito ou nem tanto depende de como tudo for encarado faltam quase dói anos e meio para Junho de 2014 – O Mês fatídico que além de tudo parece ser um só, ou será que não. Isso depende apenas e tão somente de Você Empresário e da forma como está olhando e conduzindo o seu negócio.
Aqui eu quero me dirigir aos empresários de HOTELARIA, pois os que se decidiram pela hospedaria, sucesso, realmente nada contra, mas eu sou um HOTELEIRO.
Publiquei dois artigos e posso publicar mais 200 em que me coloco contra a terceirização, para mim, além de uma demonstração de falta de profissionalismo por parte dos “hoteleiros”, é uma imensa falta de respeito pela nossa razão de ser: O SENHOR HOSPEDE.
Não é novidade para mim, e está claro na maioria das publicações sobre o assunto que os “serviços” ou pela automação, que é muito bem vinda ou mesmo e principalmente pela falta de instrução sobre o assunto a área de serviços em especial a delicada área de alimentos e bebidas, está cada vez mais assustando os “ditos profissionais” que nem sequer percebem que, se há empresas que querem explorá-las é porque elas são rentáveis. Não, Alimentos e Bebidas não é um problema, é uma empresa dentro de outra tem seus custos, sua mão de obra, seu plano de contas e tudo o mais que é necessário para a Boa Gestão de uma empresa, e isso além de FUNDAMENTAL é PRIMORDIAL.
Há cursos profissionalizantes, estes mostram ao mercado cabalmente que formam e bem “quase profissionais” que aprenderam certo, coisas necessárias, mas não aprenderam tudo, e como vêem para um contexto onde a falta de profissionalismo é gritante, acabam se perdendo bons futuros profissionais que, na maioria das vezes até a contra gosto mudam de profissão o que é lamentável.
Aqui eu convoco não só os empresários do ramo HOTELEIRO os que querem realmente ser Hoteleiros, mas também os colegas, consultores da Boa Escola que conhecem serviços e gestão, para que montemos Cursos e consultorias para tratar e trabalhar as equipes de Serviços em todas as áreas da Hotelaria, não só serviços como GESTÃO. Pois programas existem que pelo que me é dado entender marginalizam algumas áreas isso porque há muito elas vêem sendo mal trabalhadas e segundo alguns, dando prejuízos, mas é natural, empresa para dar lucro precisa Administração consciente e em alguns casos o serviço é FUNDAMENTAL.
HOTELEIROS – EMPRESÁRIOS Acreditem tudo num hotel á Lucro, e para os Senhores é muito mais conveniente e rentável investir no preparo de pessoal do que terceirizar serviços o que normalmente fica muito mais caro do que inicialmente se percebeu, uma vez que depõem contra o Nome da Empresa.
Vai haver quem diga, é eu treino o meu pessoal, gasto com eles e depois vão para o concorrente. Ou não!!! Há muitas formas lucrativas de segurar o profissional, é questão de se saber lidar com elas.
Por favor, pensem e não cheguem a 2014 decepcionando tudo e todos e principalmente Se decepcionando já que isso seria opção pessoal. Há tempo para consertarmos a Hotelaria Nacional, principalmente a mais importante no momento, a das cidades onde a COPA 2014 se realizará.