terça-feira, 24 de abril de 2012

Muito além do Bom Dia...

Um colega levantou isso afinal ele está certo a Boa e séria hotelaria vai muito além do bom dia. Então hoje vamos falar de planejamento sem deixar de entender que este é sempre muito importante, mesmo quando em unidades existente se faz necessário o BOM DIAGNÓSTICO para o Planejamento que nos leva às novas e desejáveis metas.

PLANEJAMENTO.

Vamos falar de um assunto sem o qual não há negócio que conscientemente dê certo, O Planejamento e suas diferentes fases.
Planejar é a definição de “o que vamos fazer em seguida,” a construção de um processo contínuo  e sistêmico que tem por fim chegar a uma situação pré-definida.
São normalmente três os Níveis de Planejamento empresarial: O Operacional, o Tático e o Estratégico. 
Planejamento operacional: chega ao detalhe de cada tarefa num horizonte de curto prazo. Aparentemente este seja o último dos três, mas precisamos nunca esquecer que como ele é abrangente e sua meta é o curto prazo, ele é pensado a cada movimento.

Planejamento tático: que tem uma abrangência de médio prazo transforma os objetivos gerais em específicos, em programas de ações.

Planejamento estratégico é um processo que envolve toda a organização, estabelecendo objetivos gerais de longo prazo, direcionando-a e apontando as formas e os meios de relacionamento com o ambiente externo.   É um instrumento que força, ou pelo menos estimula, os administradores a pensar em termos do que é importante ou relativamente importante, e também a se concentrar sobre assuntos de relevância. Como não se trata de "planejamento a longo prazo" (são duas coisas diferentes) este precisa ser seguido de programas operacionais para viabilização.

Etapas do Planejamento:


O desenvolvimento de um planejamento deve atentar às seguintes etapas:
Diagnóstico: Constitui-se na análise ambiental externa e interna, um exame da situação atual do hotel. 

 A Análise do ambiente externo vai abordar no mínimo estes pontos:
O  mercado  atual  e  futuro  do  hotel,  com estudos de evolução da região e as respectivas  perspectivas  de crescimento, quais os serviços que existem e o incremento de novos em relação ao mercado e à demanda futura.
O mercado atual e a projeção deste no futuro estudando-se a cidade regiões circunvizinhas e perspectivas futuras que tragam alterações à região, ou as condições que temos de interferir no ambiente a nosso favor.
Análise de concorrentes, esta é de suma importância já que o concorrente nem sempre é quem achamos, existem métodos corretos para determinar a concorrência. (Este assunto será entendido e explorado no curso de Revenue Management, a diferença entre o concorrente e quem achamos que seja.
A qualidade de mão de obra disponível e a forma de profissionalizá-la, é interessante saber se a mão de obra terá que ser importada ou se podemos formá-la ali. O que trás as muitas vantagens.
      A  Analise do ambiente interno:
Esta engloba  as  questões  que  estão  sob  o  controle  do hotel, tais como:
·         Missão, valores e cultura organizacional;
·         Recursos humanos;
·         Estrutura de capital;
·         Comunicação, informações e sistemas;
·         Integração do hotel na sociedade (responsabilidade social e ambiental);
·         Ferramentas mercadológicas;
·         Instalações e equipamentos.

Nesta  fase  do  planejamento  leva-se muito em conta a análise dos pontos  fortes  e  fracos. 
·         Os  fortes é colocada a engenharia a nosso favor, servem de mola para impulsionar o empreendimento são portanto elementos de sustentação para o crescimento da organização.

·         A atenção terá que ser redobrada com os pontos fracos, tanto no que se refere ao aporte de recursos financeiros como à atenção merecida pelos administradores. Estas análises precisam ser acompanhadas por profissionais experientes, pois que, por vezes podemos e devemos tornar alguns pontos fracos em nossos aliados, ou seja o ponto fraco dos outros passa a ser forte nosso e muitas vezes isso nos é possível na implantação, desde que tenha sido estudado conscientemente desde o início do projeto do empreendimento, é claro que com análises detalhadas é sempre possível reverter pontos fracos em fortes e dar força a pontos fortes que, por terem esta classificação deixaram de ter a atenção devida.

Definição dos Objetivos: aponta para a situação a atingir a médio e longo prazo, as metas que vamos atingir.

Escolha das Estratégias: Aqui vamos escolher os meios com os quais alcançaremos os fins.
Por exemplo: público alvo como atingi-lo, tipos de serviço a serem disponibilizados,

Planos Setoriais: São  as  ações que serão normatizadas para as estratégias de atuação de cada setor.  Este plano prevê o funcionamento generalizado abrangendo todas as áreas do empreendimento qual a forma ou formas como isso será feito, etc.

Controle: É o departamento que nos permite acompanhar em tempo real compreender se todas as ações estão sendo conforme o planejado e quando necessário corrigir os rumos para que os melhores resultados sejam sempre obtidos. Este departamento nos mostra quando precisamos implementar novas ações e normalmente os dados dele nos mostram o porquê. É o monitoramento do ambiente como um todo, em tempo real.



Análise de pontos a diagnosticar:
Variáveis      Pontos Fracos    Pontos Fortes
Valores da organização
Integridade das instalações
Situação dos equipamentos
Sistemas de manutenção
Situação econômico financeira
Situação Mobiliário
Situação dos utensílios
Estoques
Métodos de trabalho
Tecnologia da Informação
Gestão de recursos humanos
Nível de satisfação dos clientes
                                                      

Envolvimento social
Compromissos com a sustentabilidade ambiental
Imagem junto aos mercados Intermediários e final
Taxa de ocupação das UHS
Eventos
Alimentos e bebidas
Marketing
Sistema de reservas
Outros
 ETC.
Como se trata de um assunto muito abrangente,, em breve voltamos a ele.

3 comentários:

  1. Oi Rui,

    Muito bem lembrado, e tem um bom livro sobre planejamento anual em hoteis e se chama: Hotelaria na Pratica - Planejamento anual disponivel no site: http://clubedeautores.com.br/backstage/my_books/127535

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  2. Nobre Amigo Rui

    Cada vez mais fico empolgado com seu material, pois visualizo muito do que eu falo em sala de aula, pois hoje em dia, precisamos de pessoas nas empresas que sejam as "operacionais" como também fundamental as "estratégicas", mas como temos uma necessidade de velocidade nada melhor do que contar com os sistemas.
    Através dos sistemas, temos condições de analisar e projetar situações futuras mediante às análises dos históricos. Ai você me pergunta: O sistema faz isso? A resposta é DEPENDE DO SISTEMA.
    Quando a peça por trás implanta tais resultados, estou me referindo à peça "PESSOA - SER HUMANO" agora às vezes o sistema não nos apresenta esses resultados, mas sabemos que as informações estão no sistema, e cabe ir buscá-las e importar para uma planilha eletrônica, por exemplo, o EXCEL.
    Recentemente finalizei uma turma de EXCEL MASTER e tive o prazer e satisfação de ter dois participantes desse cursos, profissionais do segmento hoteleiro mais precisamente da rede ACCOR, e quando entramos nos assuntos de TABELA DINÂMICA - SUB-TOTAIS - TESTE DE HIPÓTESE, eles tiveram condições de fazer os devidos cruzamentos das informações e seus respectivos resultados com suas conclusões precisas.
    Nós que trabalhamos com TREINAMENTO - CAPACITAÇÃO - APERFEIÇOAMENTO, etc. fundamental esse comprometimento e associação da prática com a teoria.
    Quando estamos ministrando o curso de FLUXO DE CAIXA, fazemos a ponte com a estatística através das análises dos históricos, e sobre a diferença que faturamento não implica dinheiro em caixa.

    Qualquer coisa estamos por aqui, parabenizo novamente pelo seu desempenho e desejo SUCESSO!

    Abraços

    Julio Cézar
    (48) 9604-3860

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    1. Vamos ter que providenciar uns treinamentos seus para que o pessoal da hotelaria possa usar mais as ferramentas que já tem pois que EXCEL é um sistema incorporado ao office, e deixe de (TER DESPESAS) com sistemas que na maioria das vezes são até inferiores a uma boa operação com o EXCEL.
      Rui Ventura
      Consultor Hoteleiro
      (41) 96273529

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