sábado, 10 de março de 2012

O Cerne da Gestão Hoteleira Competente

Photobucket

É o Revenue Management. 
Vamos respeitá-lo e defini-lo logo: É a arte de Maximizar Lucros tendo por base as demandas de mercado, previsões e otimizações de resultados, com base em cálculos econômicos matemáticos e de inventários (de venda).

É claro que ninguém em sã consciência iria criar Revenue Manager, já que o Revenue Management (gerenciamento de receitas), além de ser algo complexo ele, no caso de um hotel implica no engajamento de todo o “staff”. Por isso é sempre e só de responsabilidade do Gerente Geral, Diretor Operacional ou Diretor Geral.

Eu sei, e sei desde sempre que Revenue Manager não existe, mas como teimam em fazê-lo aparecer eu tento há tempos encontrar a lógica disso já que como o Revenue Management é de alçada do Gerente Geral, para que quero e onde vou colocar o Gerente de receitas. Que eu sempre considerei e não desmereço um GESTOR DE CANAIS ON LINE. Já que numa gestão minha as receitas são sempre de minha responsabilidade são elas que fazem a Alegria da Direção e que pagam meu salário que é sempre baseado em lucros.

Na ocasião em que estive dando um curso de Revenue Management em São Paulo tive oportunidade de conhecer o “Ideas – Revenue Management System”. Bem, se for encarado desta forma então o operador deste complexo, mas valioso sistema teria o nome de “Revenue Manager”, que seja. Mas não, ele é sim, o Gestor de um Fantástico canal online. Mas um gestor de canais.

Para mim, que estudei isso, Revenue Management não se resume a este ou aquele sistema é uma disciplina séria de um curso superior de Administração Hoteleira.

Perguntado se eu usaria o “IDEAS” usaria, mas para mim ele seria usado apenas e tão somente como o que é uma ferramenta que vai agilizar todo um processo e não como um sistema de Revenue management que não é, pois Revenue Management começa fora desse fantástico programa e precisa de dados concretos, e estes acreditem não estão no sistema de gestão a que o SISTEME DE RM estará integrado. Como uma boa ferramenta que é ele é apenas parte de um todo, agiliza os trabalhos e produz dados altamente interessantes, mas quem sabe se são interessantes no meu Hotel sou eu, e não “o sistema”.

Quem lê minhas postagens já viu escrito O processo de Revenue Management pode e deve iniciar com a construção do hotel. Onde ligar  o sistema?

Se hoje eu fosse Gerenciar um hotel e me perguntassem o que eu acho do Sistema de RM, nomeadamente do IDEAS. Acho fantástico. Se me perguntassem se eu o queria, diria: Daqui a seis meses, hoje não. Porque, Revenue Management é um sistema complexo, não apenas um site de integração de dados altamente sofisticado, e que precisa ser implantado e dar resultados e DÁ. E que resultados, mas Revenue Management funciona sem o SISTEMA AUTOMATIZADO, é preciso que todo do “staff” esteja preparado para recebê-lo e em seis a oito meses no meu caso eu preparo qualquer unidade hoteleira e seus colaboradores para o Uso desse Fantástico sistema que conheci e se chama “IDEAS”, porém todos os envolvidos saberão desenvolver Revenue Management sem ele. Depois de seis a oito meses, depende do tamanho do hotel, este sistema iria com certeza dar muito mais agilidade aos resultados, ele iria apenas e tão somente me ajudar a maximizar com mais velocidade. Ou seja, estamos na presença de uma eficiente FERRAMENTA.

Então vamos definir o operador deste sistema é um Gestor de canais online. E o Revenue Management é foi e será de responsabilidade do gerente Geral que recebe em tempo real e pode ser por minuto os dados que o sistema produz.

Não canso de Repetir a Gabriela Otto, “Revenue Management é fantástico e funciona, mas antes de comprar ou gastar com um sistema automatizado, aprenda a fazer todo o processo nas boas velhas e sempre atualizáveis planilhas de Excel.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário