quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

RESPEITO PELO REVENUE MANAGEMENT POR FAVOR.

Aqui estamos nós com o meu velho e bom, eu diria lucrativo Revenue Management, e digo velho porque eu nasci já iniciando essa prática na hotelaria enquanto nós no Brasil estamos engatinhando e ouvindo todo o tipo de barbaridade sobre ela. Os que leram minha apostila e fizeram meu curso já entenderam que nada é bem como parece e muito menos como se diz por aí. Só uma coisa é verdadeira, REVENEUE MANAGEMENT é o que há de melhor e mais sério em Gestão, e não só hoteleira. Como apregoam artigos como este, sobre um sistema inglês que está entrando no Brasil.

Começamos pela velha discussão que Revenue Manager é um cargo da cartilha os desavisados. Os operadores desses sistemas online são gestores de canais online na melhor das hipóteses. A maioria estaria “nu” sem um computador.

Depois não posso deixar de contestar o artigo onde ele diz:
 Aqui, algumas redes já estão se conscientizando da importância deste trabalho e dando início a isso", diz Giorgi, apontando que, para operar o sistema de RM, é necessário que o hotel conte com um profissional como o Revenue manager ou um colaborador da área de Vendas."

Olhem abaixo porque Revenue management não é para todos e vejam o tamanho da incoerência nessa colocação do Sr. Giorgi.
Para operar um sistema de RM precisa ser um gestor de canais, e ter quem alimente o sistema. Um gerente geral de Hotel com a devida formação em Administração Hoteleira conhece RM é uma disciplina do curso, ela tem algumas peculiaridades, a saber:



Revenue Management Não É PARA TODOS
·         Revenue Management é uma Cultura
·         Revenue Management é uma filosofia de Gestão
·         Revenue Management é estatística e matemática
·         Revenue Management é uma prática diária e continua
·         Revenue Management é muito analítico e pouco comercial
·         Revenue Management é pragmatismo e assertividade


Onde foi mesmo que vimos a interação entre o homem de vendas da reportagem e o Revenue Management? Não tem. Notem precisamos dos Homens de Venda e dos de Marketing também, e muito. Mas eles não são e demorará para serem um Gerente Geral de Hotel de fato.
O que está acontecendo é que há vendedores de sistemas que até agora ninguém me provou que fosse um sistema de RM para hotelaria, que ficam dando palpites e dicas porque o capital investido é dos outros e eu não posso e não vou concordar com esse tipo de postura.

Revenue Management é uma cultura, é Gestão no seu mais alto nível é pragmatismo e assertividade, e não um sistema que vai dar certo. Não, ele é um sistema CARO e que não vai dar certo se não tiver por trás um gestor que realmente saiba o que é Revenue Management.

Revenue Management é coisa séria. Então vamos tratá-la como tal, por favor.
Será que o Senhor que forneceu material para o artigo, saberia implantar um sistema desses se não tivesse a automação? Acho que não.

Embora eu tenha algumas divergências em certos pontos de vista com a Sra. Gabi a Gabriela Otto, é a pessoa de quem ouço falar em Revenue Management com mais respeito e porque não dizer conhecimento. Ela diz: “antes do sistema sofisticado e caro, faça um bom curso de Excel avançado e inicie”. Isto sim são palavras conscientes e são Dela. Dna Gabriela Parabéns.

Os comerciantes de softwares que me desculpem, mas já algum de vcs conseguiu multiplicar por seis a rentabilidade de um hotel em um ano sem o sistema? Eu já fiz mais do que isso e mais que uma vez. Vamos respeitar o REVENUE MANAGEMENT, acreditem senhores empresários a Ferramenta merece respeito. Mas precisa ser com dignidade, e aprendizado. Um sistema não vai mudar seu Hotel, só vai complicar sua vida em um primeiro momento, crie-se embasamento para o sistema. Isso requer conhecimento, e não está em nenhum software.
Acreditem é o Melhor sistema de gerenciamento hoteleiro que existe, principalmente se conjugado com o Yield Management, mas não há necessidade de sistemas a preços astronômicos todos podemos aprender e se adaptar ao que necessitamos.


4 comentários:

  1. Participei do curso de Revenue Management, ministrado por Rui , em Curitiba. Foi altamente elucidativo e proveitoso. Compreendi claramente que "REVENEUE MANAGEMENT é o que há de melhor e mais sério em Gestão, e não só hoteleira". Parabéns, não somente pelol conteúdo do curso, como também pelos teus profundos conheinetos de administração Hoteleira.

    Marcelo Monsú
    Gerente Geral
    Hotel Plaza Itapema Resort & SPA

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    1. Prezado Senhor Marcelo:

      Muito obrigado pelo seu franco parecer.

      Cumprimentos
      Rui

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  2. Grande Rui

    Mais uma vez estamos aqui para reforçar seus comentários e dizer que estou aplicando nas minhas aulas de Finanças e Estatística (Pós-Graduação da UNIASSELVI) teorias e exemplo na área de hotelaria.
    Tive a oportunidade de revisar sua apostila e trabalhar na formatação da mesma, e fui presenteado com esse vasto conhecimento de um Expert no assunto.
    Existe o SOLVER no Excel que faz várias simulações depois de definirmos as devidas restrições e regras.
    Na minha apostila de Excel Master (um avançado personalizado) comento sobre o SOLVER.

    Abraços e Sucesso!!!

    Julio Cézar

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  3. Hola Rui, estoy de acuerdo 100% con todo lo que dices. Hoy se habla mucho de Revenue, como si fuera algo nuevo que se inventó con las redes sociales, pero poco de la disciplina verdadera, que existe hace muchos años y hace mucho se aplica en hoteles. Es necesario entender el Revenue management tal como es, analíticos, ciencia, práctica diaria, cultura, procesos de gestión.

    Sin embargo, existen sistemas RMS que realmente son una ayuda. El sistema que mencionas lo conozco muy bien, y es un buen sistema RMS. Realiza pronósticos y optimización de buena calidad. Personalmente, pienso que el sistema IDeaS es muy superior, ya que sus pronósticos de demanda y los métodos de optimización dan mejores resultados, un excelente módulo de reportes además de un apoyo de gran clase.
    Estos sistemas no deben ser confundidos con los sistemas Channel Managers, que sirven para publicar tarifas y disponibilidades en los canales On-line.

    Aún así, nunca se debe pensar que un sistema soluciona el Revenue Management, o que el Revenue Management es fácil. Mas, tener un buen sistema ayuda mucho con todos los cálculos que es necesario hacer. Saludos desde Chile

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