Eu procuro fazer nossa parte,
para onde nos viramos todos falam da crise, conhecem o nome: Dick
Vigarista – pois é todos sabem por que
este personagem nunca ganhou uma corrida; é ele fica preocupado em atrapalhar a
dos outros. Entres os “hoteleiros”
ou donos e “gerentes” de Hotel, acontece exatamente a mesma coisa.
A crise é
interior, e atrapalha tanto que impede de analisar, senão vejamos, eu não posso
escrever, mas pode ser que alguém queira comentar. Já repararam que as duas
maiores Bandeiras de Administração hoteleira no País saem maiores dos (ditos momentos
de crise?), pois é tentam raciocinar. Logo a crise não existe como os gestores
estão dizendo e sim como os “influenciadores externos com uma boa dose de
oportunismo querem que vocês pensem que existe”. Então porque passa a existir? Simples
em vez de cada um fazer o que tem que ser feito passa a fofocar sobre a crise
de mentirinha e deixa que os articuladores crescer.
Não estou dizendo aqui que não existe crise, existe, mas ela precisa e
deve ser gerenciada, a maior crise é no Governo e entre os governantes, isso
atrapalha, mas não para nenhum empresário consciente ou em alguns casos, mas
não na hotelaria obriga-os a fechar. Eu diria que a Crise para a hotelaria é
30% realidade e 70% despreparo e acomodação, é muito mais fácil culpar o
Governo que é só ler nos jornais do que fazer algo para crescer, como os
referidos administradores estão fazendo e vão crescer.
Estive em Belo Horizonte, uma cidade encantadora onde realmente os
investidores criaram um “bicho de 14 cabeças” 7 é pouco, duas pessoas chegaram
a mim e perguntaram: “O senhor assumiria a administração de dois
empreendimentos nos seus moldes?” nossa remuneração é sobre o GOP, ou seja, se
não há lucro nós não ganhamos. A minha resposta foi – Tragam o contrato. Não há
crise como a desenham há isso sim despreparados. Li um destes dias no Face de
uma Amiga, ima empresária que administra uma pequena rede que está incorporando
2 ou três novos hotéis a seu grupo, e numa Capital com problemas não tanto como
BHZ, mas alguns... Onde está a crise?
A crise está como diz um Hoteleiro amigo, no fato de confundirem
gerentes de Hotel com síndicos de prédio de luxo, está no fato de que hoje a
maioria dos gerentes de hotel ou ditos gerentes faz o mesmo serviço que fazia a
menina que cuidava da tesouraria dos hotéis que gerenciei, é aí que está a
Crise, na falta de Profissionais e na inanição dos empresários em procurar
apoio para estes e torna-los rentáveis, mas agracia-los por isso. Aí sim está a
crise.
Conversei com alguns Gestores de Natal, cidade onde vou dar dois cursos
dia 9.04.2015 – A cidade está parada. Não a culpa não é do governo é dos
Gestores. Natal se vende sozinha, e quando “Ela” perde ou diminui essa
capacidade ninguém faz nada para inverter o quadro, e a maioria das vezes não é
que não queira não fazem porque não sabem, novamente é mais fácil culpar
alguém.
O profissional consciente não tem como atitude padrão a do personagem “Dick
Maravilha”, aliás, ele sabe que isso é o de menos ele faz o que tem que fazer
como tem que fazer e quando tem que fazer, como resultado ele tem $uce$$o. Só
não podemos esquecer que para isso é necessário um pequeno detalhe. CONHECIMENTO,
e não ele não vem só das faculdades onde nem mesmo os professores têm uma
mínima noção de Gestão Hoteleira, me faltavam dois anos para terminar a minha,
quando fui pegar a Bagagem de um cliente e um senhor de Idade, mas um
competente e verdadeiro Capitão Porteiro, chegou por trás de mim, tocou no meu ombro
e disse: “não, o menino não tem responsabilidade para carregar a bagagem do
Senhor Hóspede”. Olhem a diferença. E acreditem, por incrível que isso possa parecer era verdade. Mas isso o tempo e a compreensão me mostrou.
Senhor Hóspede: exatamente
Senhor Hóspede sempre e só e de preferência tenha a certeza de saber o nome
dele, (o próprio ou 1º nome) e trate-o por ele, e não tem importância nem mesmo que você
tenha passado a noite com ele dentro do Hotel onde ele é o SENHOR HÓSPEDE, é
foi e será sempre, pois quer queiramos ou não ele é a razão de nossa
existência.
Por mais que não queiram o esquecimento deste “detalhezinho” faz a
diferença entre o Hoteleiro e o resto. Sem modismos ou Americanismos hipócritas
que nada mais retratam que falta de educação e respeito pelo pão que você
coloca todos os dias na sua própria mesa.
É nesta época de Crise, sim ela existe que o empresário deveria estar
preocupado em capacitar, em preparar em (e não com a crise) e sim com mecanismos para
passar com lucros e muitas vantagens sobre ela.
“O problema não é a crise, é a falta de preparo e conhecimento”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário