Das Habilidades

Profunda  experiência  em  reestruturação  de  empresas,Revenue Management (RM), atualização  de  métodos  sistemas  e treinamentos. Integração entre departamentos e/ou unidades. Domínio de informática. Revenue management, desde o tempo em que tudo se fazia em gráficos e planilhas de custos. Não se Gerencia com sucesso sem sólida base econômica.

 ♦Dinâmico  e  de  fácil  relacionamento.  Forte  em  controles  de  gestão e RM.  Espírito  de  equipe  e liderança. Administrador focado em Objetivos e solução de situações complexas.

  ♦Responsável  pelo  Departamento  Comercial  desempenhando  funções referentes  a orçamentos, RM, comissões,  supervisões  e  incentivos  de  vendedores  internos  e  externos, comissões de Agentes e Operadores planejamento de itinerários e distribuição, avaliação de concorrentes  e  mercado,  projeção  de  custo,  elaboração  de  preços,  previsão  de  demanda, recrutamento, seleção e treinamento de vendedores;

 ♦Experiência  com  desenvolvimento  de  programas  em  marketing:  televisão,  promoções, demonstrações e merchandising;

 ♦Grande  vivência  em  compras  nacionais,  negociações  de  contratos  a  longo  prazo, desenvolvimento de fornecedores, controle de estoque e custos;

♦Experiência  em  cargos  e  salários,  planejamento  pessoal,  negociações  sindicais,  programas de  orientação  e  avaliação  de  médias  alternativas:  mala  direta,  imprensa,  tv  e  rádio, desenvolvendo negociações, bem como orçamento da propaganda;

 ♦Gerenciamento dos demais setores do Hotel: restaurantes, cozinhas, bar, fast food, eventos, portaria, recepção, telefonia e governadoria, logística e administração em geral.

  ♦Vivência  na  controladoria,  RM, dos  departamentos  custos,  prospecção  de  preços, compras, consumo, contas a pagar e receber, levantamento de estoque e contag

Administração e Finanças


Na área financeira, alcancei vasta experiência em controladoria, custos, negociações a médio e longo prazo,Compras e determinação de "stoks" ideais, apreciação de contratos de todos os tipos, contas a pagar e receber, tesouraria,fluxos de caixa,  apreciação entre estimado e real conciliação, conciliação bancária, orçamentos para médio e longo prazo, aplicações financeiras, estimativa para investimentos futuros, correções, mercados e captação de recursos (IPO) e investimentos,negociações bancárias e suas taxas, leasing, relatórios e liderança de reuniões com acionistas. Análise e elaboração de relatórios, gráficos  e estatísticas. Sistemas de controle e implantações.

Tenho uma peculiaridade em Administração e Finanças:

Especializei-me em maximizar rentabilidade, é sempre possível melhorar o que existe e a maioria das vezes o bom desempenho de uma organização não está, como muitos pensam numa drástica redução de custos apenas e tão somente efetuando cortes de pessoal,e sim num novo enfoque de mercado e diluição de custos para otimização. Há que se ter em mente que uma empresa existe para crescer e para o futuro, então a maioria das atitudes visa sempre o médio e longo prazo. 

Isto para não falarmos sobre estudos que mostram, e eu vi na prática, que uma redução de custos na ordem dos 5% gera um melhoria de receita na casa dos 3 a 5% já uma Otimização de receita, rentabilidade. por UH (unidade Habitacional) e alguns pequenos ajustes na casa dos 5% quando falamos em Gerenciamento de receitas, transforma-se num aumento real entre 20 a 50%. Mesmo assim há quem prefira cortar custos.



Hotéis, Empresas de Logística, Transporte e Turismo, restaurantes tradicionais e ou industriais, empresas de prestação de serviços, Frigoríficos, condomínios e empresas de varejo, e grandes organizações hoteleiras fazem parte das mais bem sucedidas experiências em Gestão Hoteleira - Administração  Finanças e Controladorias, que desempenhei.

Um Peq. Exemplo:

Certa feita fui contratado por uma grande empresa para "provar" que o empreendimento deles era viável, já que o projeto assim "rezava" mas com um ano de operação nunca havia dado um centavo de lucro, muito antes pelo contrário, a empresa proprietária seguia injetando capital.

A princípio relutei muito era um hotel pequeno e num lugar sem passagem, mas me mandaram um contrato em branco que eu preenchi, com a certeza de que seria recusado. Não foi, então tive que enfrentar o desafio.

Para construção deste empreendimento havia sido feito um empréstimo no Banco de Desenvolvimento do Estado do PR. Então minha missão era, fazer o Hotel não precisar de Capital externo e o financiamento seria pago pela empresa matriz.

Encurtando - Ao quarto mês de operação tive o prazer de colocar no malote para a matriz o cheque que eles mandavam como combinado para pagamento do empréstimo bancário e o boleto quitado com recursos da Unidade que eu administrava.

Não há segredo, a formula é: Uma Empresa, uma equipe(coesa), um plano e um objetivo. Gerenciando Receitas

Assim se atingem metas em todos os setores. É só transformar isto na prática o que, modéstia à parte sei Fazer.

Administrando: Certa feita fui administrar um hotel que aparentemente estava em ordem já que fazia parte de uma rede, faturava 5,5 Milhões, por mês e sua operação custava 5 Milhões. Isto, para um Hotel cinco estrelas com 105 apart. restaurantes e toda a parafernalha de áreas de lazer além de um espaço para convenções que comportava 700 Pessoas é o mesmo que apresentar prejuízo já que, a diferença entre custo e receita para um empreendimento deste porte era desconsiderável. Tanto era que no mês em que fiz um ano nesta administração, o Hotel operou com um custo de 11,5 Milhões, porém, o faturamento foi de 33,4 Milhões. Aqui está uma diferença de quase 200% Isto é Administração competente. E Revenue Maagement de 1ª. Gerenciam-se receitas controlam-se custos.


Uma Outra Faceta:

Fui contratado para acertar a recepção de um grande Hotel, de 500 Apart.ºs, 478 -  fiz um contrato por conveniência por 2 meses, já que quando conversaram comigo haviam me alertado para o facto de que grandes consultores e algumas pessoas ligadas a grandes redes, já haviam tentado e o sucesso era momentâneo nunca se perpetuava.

Ao chegar, passei uma semana e ma metade da 2ª analisando como tudo se processava e decidi que havia ali 11 funcionários a mais. Fui taxado de louco, a última mudança tinha sido feita por um profissional que aproveitou suas férias na direção operacional de uma das maiores redes nacionais e ele havia deixado assim. Eu disse, chamem-no, o que vcs teem aqui são 11 pessoas a mais e falta de treinamento.

Convenci a direção a demitir quem devia ser demitido e continuei meu trabalho. Ao final fui fazer meu acerto, mas me espantei com o convite para ficar e gerenciar o empreendimento. Ali fiquei quase dois anos. Gerenciando e ganhando por resultados. Após o 4º mês de gerência, eu tinha e mantive o Maior salário da Cidade, entre os Gerentes de Hotel, acreditem os salários de Brasília são dos maiores do país.

Recentemente contei uma passagem, aqui , que é especificamente o Uso do RM (revenue management) que impera.

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