Não resta dúvida que a internet é um grande advento, nela
encontramos de tudo para tudo, receitas, planilhas, especialistas, gestores,
pessoas de Marketing etc. Aqui reside o grande problema, porque lá estão também
os “especialistas – os gestores e as
pessoas de marquetim”. Fica difícil, principalmente quando procuramos algo
que queremos aprender, logo é porque não conhecemos ou conhecemos menos do que
gostaríamos, separar o trigo do joio, principalmente com apresentações feitas
por Profissionais de Marketing bem treinados e eficientes.
Procurava pela posição no Google de alguns de meus artigos
quando me deparo com um desses “especialistas”
anunciando a abertura de um novo curso de Revenue Management, e como sei como
essa filosofia é desconhecida e mal tratada no mercado resolvi procurar o
programa do curso, encontrei, e inicia assim:
“Objetivos”:“Preparar os participantes para tornarem seus hotéis mais competitivos, analisando os seus concorrentes e suas estratégias de competição”.
Bem isto não é Revenue Management é como a maioria das ações
de gestão hoteleira uma pequena e talvez a menor parte do RM, não que não seja
importante, não que não deva ser aprimorada e discutida, mas por Amor de Deus
isso é no máximo ritmo e distribuição de reservas e NUNCA REVENUE MANAGEMENT. Mas
para profissionais é só o primeiro passo para a implementação de um sistema
para quem está iniciando, determinar o concorrente que nem sempre é, quase
nunca, quem pensamos.
Em seguida as minhas dúvidas terminaram, diz o programa:
“A Quem se destina":"Donos e investidores de hotéis, diretores, gerentes e profissionais que já atuam na hotelaria e turismo, assim como alunos de Administração, Hotelaria, Turismo e Marketing.”
Concordo além de se beneficiarem, os
novos pretendentes a profissionais vão aprender algo que não é RM, mas faz
parte. Mas que é válido e necessário e uma parte efetiva do Revenue Management.
Por fim para ter certeza de que não estávamos lidando com
Revenue Management, diz o programa:
“A Quem não se destina":"Profissionais de contabilidade e setor financeiro.”
Aqui está o maior atestado de
ignorância que já presenciei em termos de "cursos de Revenue management”!!
UMA UTOPIA INOMINÁVEL. Vamos ao dicionário para ver o que ele nos diz e: -
(con.ta.bi.li.da. de) sf.
1 Cont. Ciência, técnica, método e atividade de
calcular e registrar a movimentação financeira de uma firma, entidade,
instituição, pessoa física etc.
2
O conjunto de livros, banco de dados e documentos de escrituração de uma
entidade
3
O setor de uma empresa responsável por essa atividade
4
Fam. Cálculo de receitas e
despesas: É a mãe que faz a contabilidade da casa.
Bem certo que
a contabilidade compila e registra os dados que serão usados futuramente para
nossos cálculos e como Revenue Management é altamente dinâmico os dados que
usamos exceto os iniciais são conseguidos antes de sua passagem pela
contabilidade.
(fi.nan.cei.ro) a.
1
Referente a finanças; FINANCIAL. sm.
2
Pessoa ou empresa especialista em finanças; FINANCISTA.
3
Responsável pelas finanças de instituição, entidade, organização etc
Isto posta só me resta admitir, "morro
e não vejo tudo”.
.Apenas um pequeno esclarecimento: quando você implementa do
zero um sistema de Revenue Management a partir do 4º passo até ao 8º você lida
com economia e finanças e tenho que dizer que duvido e muito que o “professor”,
ou seja, lá quem for que fez esse programa saiba realmente determinar
precificação. Infelizmente estamos na presença de MAIS UM ENGODO lindamente
apresentado na internet.
Uma pequena definição em meia dúzia de passos:
Porque o Revenue
Management (a filosofia de gestão) não é para qualquer um:
·
Revenue Management é
uma Cultura
·
Revenue Management é
uma filosofia de Gestão
·
Revenue Management é
estatística e matemática
·
Revenue Management é
uma prática diária e continua
·
Revenue Management é muito analítico e pouco comercial
·
Revenue Management é
pragmatismo e assertividade
·
Revenue Management é por si só o inicio e o fim de
toda a Política / Modelo de negócio Hoteleiro e como tudo tem um início, mas
neste caso não tem fim.
“Esta definição que os alunos usam vem do Instituto de Ciências da Administração”. Mas quem conhece e
pratica Revenue Management sabe que isso é a mais pura verdade.
Alguém questiona a eficácia e eficiência desta filosofia de
gestão, eu a pratico há mais de trinta anos e já rentabilizei hotéis em mais de
100% em 12 meses, são exceções, mas 20 a 30% é obrigação, empresas rentáveis.
Vamos ver da eficiência desta filosofia, A Hilton a 2ª maior rede hoteleira do Mundo ensina em suas
faculdades e pratica. Hoje ela tem segundo pesquisa da Top Hotel Projects, portal
especializado em projetos de hotelaria em todo o mundo,
Hotéis em Op
|
UH’s Em Op.
|
Ht em Constr.
|
Uh’s em Constr.
|
3.992
|
652.376
|
249
|
53.703
|
A 3ª Maior que é a Marriott
International, e que
segundo consta foi a primeira que desenvolveu sistemas automatizados para
implementação do Revenue Management não fica muito atrás.
Hotéis em OP.
|
UH’S em Op.
|
Hotéis em Const
|
UH’s em Const.
|
3.672
|
638.793
|
251
|
65.913
|
**As estatísticas acima datam de Abril/2013.
Agora vem um “professor” dizer que Revenue Management não é
para pessoas da área financeira. Por favor, não enganem as pessoas de boa fé
com apresentações bonitinhas feitas por marqueteiros competentes.
Vamos terminar rendendo nossa homenagem ao Revenue Management
que é:
A arte do posicionamento estratégico, maximizando lucros com
base nas previsões de demanda otimizando resultados fundamentados em cálculos
econômicos e financeiros e mercados que deve ser adotado por inteiro em todo ou
qualquer hotel ou empresa onde o Revenue Management possa ser implementado.
Nossos próximos cursos já com datas e locais definidos:
Bento Gonçalves RS 24 e 25 de Setembro -
São Paulo 18 e a9 de Outubro -
Fortaleza 07 e 08 de Novembro. Cursos ministrados por quem usa a filosofia de Revenue Management Pleno há mais de trinta anos em três dos cinco continentes do Mundo.
Bento Gonçalves RS 24 e 25 de Setembro -
São Paulo 18 e a9 de Outubro -
Fortaleza 07 e 08 de Novembro. Cursos ministrados por quem usa a filosofia de Revenue Management Pleno há mais de trinta anos em três dos cinco continentes do Mundo.
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