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Revenue Management é a arte do posicionamento estratégico, maximizando
lucros com base da demanda e previsões, otimizando resultados fundamentados em
cálculos econômicos financeiros e de disponibilidade que deve ser adotado em
qualquer Hotel por inteiro assim como qualquer outro empreendimento em que a
implantação seja possível.
Para que seja possível implementar um sistema de Revenue Management as
empresas precisam ter algumas características a saber:
• Capacidade
finita (por exemplo, um hotel tem um
determinado número de apartamentos disponíveis para vender);
·
Stocks perecíveis
(no caso de um hotel os quartos não vendidos em determinado dia não podem ser
aprovisionados);
• Micro
segmentos de mercado: - Mercados com diferentes sensibilidades ao
preço;
• Procura variável e incerta;
• Produtos
que podem ser vendidos ou reservados antes do consumo;
• Baixas
razões custos variáveis X custos fixos.
Pelas suas características que estarão devidamente esclarecidas no
nosso livro que lançado dia 17 de Dezembro 2012.
Isto colocado vamos às implementações de mercados e que está latente
no marcado Nacional. A construção de centros de eventos e convenções tanto fora
como dentro de médios e grandes hotéis. Há empreendimentos destes que suportam
feiras de tamanho médio com os respectivos stands devidamente instalados.
Vamos entender que um centro de convenções, seja ele de que tamanho
for e esteja onde estiver é por si só um empreendimento, e como tal precisa:
Ser administrado e dar lucro, não é a diária que vai pagá-lo e dependendo do
tamanho poderia ser o inverso, mas também não deve ser. A empresa se sustenta
ou se liquida, não há porque ficar investindo numa empresa eternamente
deficitária.
a)
- Tem
que existir um centro de custos específico.
b)
–
há necessidade de planejamento, e provisão de despesas e receitas.
c)
–
Área ou centro de eventos tem ocupação (ainda bem que não tem RevPAR), mas se
tivesse alguma sigla parecida teria (RevPASM).
d)
–
tem a sua própria folha de pagamentos – consumo de água e luz valores de
manutenção – enfim toda a gama de custos fixos variáveis e de viés que uma
empresa exige.
e)
–
A boa notícia, como tem capacidade finita e pelo menos Baixas razões custos
fixos e variáveis, pode ser reservado e até pago antes do uso – pode e deve ser
administrado dentro de um sistema de Revenue Management. Independente de estar
dentro ou fora de um empreendimento hoteleiro.
Da Ocupação: como o que temos para vender são espaços, e como estes se
medem por m² então se temos:
5.000m² - temos por mês – 5.000X30 e por anos 5.000x30 ou 5.000x365 e
é daqui que partimos para a ocupação do espaço.
Durante um mês usamos do nosso espaço 90.000m² - a que isso
corresponde? Nosso espaço tem 5.000m² em 30 dias estaríamos usando 5.000 X 30 = 150.000 m² que correspondem a 100% de sua capacidade em nosso caso ocupação.
Como usamos apenas 90.000 m²– temos então:
90.000/150.000 = 0,60 = 60% - Que corresponde à ocupação deste mês na área de eventos.
Operação sem mistérios, mas sugerimos que saibam quanto custa REALMENTE o m² e principalmente quantos m² precisamos ocupar por dia para que ele se pague. Trata-se de uma empresa inserida em outra que embora não pareça tem que ter seus próprios números, já que em último caso pode compensar transformar parte dela em UH’s ou em restaurantes ou no que quer que tenha real demanda e de o retorno desejado.
A prática do Revenue Management Pleno leva a estes dados quase que
automaticamente, é apenas uma função dentro da filosofia toda. Por isso sempre
dizemos RM não lhe permite ter prejuízo, pois está sempre antecipando todos os
dados e comparando-os com o mercado em tempo avançado, ou seja, o mercado não
nos surpreende nunca negativamente.
Tem dúvidas participe de nossos cursos e, por favor, não saia de lá
com dúvida nenhuma, pois não se faz necessário.
Nossos próximos cursos serão em Curitiba dias 14 a 17 de Outubro, - e
em São Paulo nos dias 18 e 19. Vamos agendar a data para Belo Horizonte.
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