...muitos hotéis teem dificuldades ou pouco
conhecimento e controle sobre o que isso inclui.
Uma das grandes vantagens do Revenue
Management, é o controle absoluto (as margens e diferenças são Mínimas) de tudo
o que nos permite existir. Como recebo documentos dos mestres que ministram
aulas até hoje em Países onde o Revenue Management Pleno é uma realidade há
mais de 30 Anos. Às vezes mostro planilhas que recebo como exemplos da
sofisticação a que nós, os praticantes de RM chegamos. Tudo é esmiuçado até à
última consequência. Assim temos os resultados exatos e o por que e como tudo
aconteceu tomam-se medidas coerentes e consistentes e nos mantém Senhores dos
mercados onde atuamos.
Porém, embora esse não seja o principal nem
nos possamos nisso basear, é de fundamental importância saber como andam os
concorrentes, note, os concorrentes, e não os que achamos sejam nossos
concorrente, há ferramentas especificas e precisas que determinam quem é quem,
depois o mercado local e circunvizinho este sistema requer dados corretos e
relatórios próprios para que se dele tenha um controle efetivo e constante. Mas
como devemos entender, isto é fundamental, mas não é o principal nem o mais
importante.
Agregar e analisar a paridade e informações de preços para as cidades e
regiões pode dar informações valiosas sobre o impacto de fatores econômicos e
variações do mercado local. Isso é muitas vezes difícil de obter em um
nível de parques hoteleiros em constante competitividade. Ao compreender
as tendências atuais, é possível recolher informações sobre onde o mercado vai
junto, olhando para um conjunto mais amplo de hotéis em sua cidade e
circunvizinhanças que são segregadas por classificação, estrelas.
Tudo isso pode ajudar as empresas de hotéis para apoiar e informar suas
estratégias de gestão macro receitas. Para as organizações de marketing e
representação é essencial para ter acesso aos dados, a fim de apoiar o
planejamento de negócios com hotéis membros e ou individuais. Quando estes se
apoiam em uma empresa (bandeira) gestora esta tem normalmente em seu banco de
dados todas essas informações, dispomos de ferramentas que nos ajudam e
otimizam essa prática.
Nós da Áquia Hotéis, dispomos de processos que estudam os mercados e
suas tendências, nossos consultados quando da implantação de sistemas de
Revenue Management se beneficiam desta e muitas outras práticas em tempo real,
e são instruídos assim como seus colaboradores de como proceder para
rentabilizar seus resultados, dando a cada item apenas e tão somente a
importância que lhe é devida, sobrando assim tempo para o mais importante, a
rentabilização final constante e sustentável, sem receio do que os mercados
possam sinalizar.
Para saber os preços, as métricas-chave giram em torno da disponibilidade
por categorias e isso se mantém em revisão constante, tanto que há casos em que
trabalhamos com taxas para mais de dois anos pois o Revenue Management não
prevê aquelas constantes e variáveis sempre duvidosas alterações de tarifas,
nossos sistemas mantêm as faixa de tarifa taxas disponíveis em cada categoria de hotel
para chegadas nos próximos 90 dias a curtíssimo prazo, 180 a curto e numa
evolução constante. Valores mínimo, máximo teem assim uma maior flexibilidade
e dão uma previsão mais exata das decisões a serem tomadas. Para a análise
de paridade, os relatórios fornecem comparações entre cidade e nível de tarifas
mais baixas disponíveis em sites de marca ou hotel em comparação com canais
populares OTA da região, particularmente temos para nossos consultados números
menos relativos, não tanto o que se diz praticar e muito mais o que se pratica. Isso
destaca apenas o que é realmente relevante.
É vital para ser capaz de controlar o custo e produtividade dos canais
de distribuição, a fim de tomar decisões informadas e exercer um maior nível de
controle sobre a estratégia de distribuição.
O Controle sério e eficiente dos canais de distribuição leva a
determinar o quanto eles são rentáveis e se devem ou não ser mantidos quando
comparados com os efeitos de arrastamento sobre o tráfego por meio de seu
próprio site. Quando as taxas são consistentemente menor em OTAs isso
tende a reforçar o comportamento do consumidor no sentido de encontrar a tarifa
mais barata.
Estes e outros índices são viáveis a cada unidade, mas mais precisos
quando efetuados por uma administradora com consultorias especializadas ou por
consultorias como a nossa que dedicam a este e outros quesitos o tempo e
conhecimento que eles realmente exigem.
Não esquecendo nunca que embora tratemos aqui de um assunto de relevante
importância, ele não é nem o cerne muito menos o mais importante de um sistema
de Revenue Management mas está nele inserido.
Assim como tantos outros modismos, o nome Revenue Management é relativamente novo, pois foi criado (o nome) na década de 80, isso porque o mercado foi aberto (nos EEUU) e passou a ser economia competitiva na industria aérea, logo e claro que as "consultorias especializadas em finanças" precisavam dar um nome para vender o peixe do que é a forma correta de administração de produtos de alta perecibilidade em mercados altamente competitivos.
ResponderExcluirRui e Eu te demonstramos como são as técnicas de administração mais corretas na gestão hoteleira, agregando valor ao que se diz por ai de Revenue Management, nossa gestão a faz acontecer de verdade.