segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Revenue Management para o público certo

Tivemos a honra de ministrar mais um curso fechado de Revenue Management, é na verdade o mais indicado já que ali pode-se tratar abertamente com os dados da própria empresa e então o contratante sai com as ferramentas em mão prontas para colocar em ação no mesmo dia. Não que em cursos abertos as ferramentas não sejam explicadas e entregues, só que são preenchidas com números hipotéticos.

Desta vez tivemos presentes a Diretoria geral da empresa e seus gerentes os verdadeiramente interessados e de onde as decisões precisam e devem partir, trata-se de uma ferramenta muito analítica e pouco comercial, porém o departamento comercial precisa saber como colocar o que vem de cima. Foi muito gratificante trabalhar com pessoas instruídas onde foi possível atingir os seus objetivo e deixar em seu poder ferramentas para iniciar não só o trabalho com “BAR” (best availabel rates) –sigla em inglês para -  melhor preço disponível – e também entenderam facilmente que é possível e deve ser usual trabalhar com tarifas flexíveis ou flutuantes como quiserem chamar todos os dias e o dia todo, entende-se também que o “BAR” é o melhor preço disponível para o mínimo de rentabilidade que queremos atingir e não é o mercado que o dita e sim a nossa percepção do quanto queremos e podemos otimizar os resultados. Mercado é uma ferramenta para nos servir e não para nos fazer reagir. 

Este “BAR” pode e deve ser usado para reservas futuras, sei que o mercado não está acostumado, mas ele não está acostumado porque ninguém disponibiliza isso com seriedade, se essa prática for implementada o mercado logo dá sinais interesse.

É difícil para as pessoas que nunca tiveram esse enfoque que o mercado não provoca reações num gestor que usa a filosofia do Revenue Management, é o gestor que faz o mercado reagir, logo este se transforma exatamente no que é: uma ferramenta para nosso uso e de onde tiramos o nosso sustento. Deve ser muito bem conhecida.

Na última sexta feira 26 passei uma das tardes mais agradáveis de minha vida conversei horas com uma das poucas pessoas que competentemente gerenciam um hotel, e descobri que têm uma consultoria de um “dito  especialista” em RM há cerca de dois anos, e há pouco tempo tiveram acesso ao "BAR", eu não pude conter a exclamação não só pelo fato, como por saber que o tal “BAR” implementado não funciona. Implementado com 15 tarifas diferentes, outra Utopia - "BAR" pode variar 20 ou 20.000 vezes por dia depende de inúmeros fatores.

Como se trata de uma rede relativamente grande para os padrões Nacionais, eu disse a ela que disponho de ferramentas para colocar o “BAR” (melhor preço disponível) para toda a rede em menos de 48 Horas (o dado que interessa à diretoria geral pois RM vem de cima para baixo ou não é RM) desde que os dados de que necessito estejam todos centralizados.

Mas em menos de 3 meses eu coloco em funcionamento uma forma de usar o “Best Available Rates”, todos os dias, a todas as horas e para os próximos 2 anos em todos os hotéis administrados pela Administradora. Ou em qualquer empreendimento hoteleiro.

Tanto que o “BAR” é explicado e sai na mão do participante de nosso curso que o Diretor geral disse para a pessoa responsável: “faça funcionar dessa forma a partir de amanhã”

Desejo a estes Senhores assim como a todos os que participaram e participarão de nossos cursos todo o $uce$$o do Mundo e como sabem encontra-se à disposição o já famoso (disk Rui).


4 comentários:

  1. Rui, quando fix o curso com você aqui em São Paulo, saímos com a noção exata do que é "BAR" e com as ferramentas que nos possibilitam implantar em algumas horas, como se explica um valor "BAR" com determinado número de tarifas? ao que entendi esse número é ilimitado. Depois esclareço com você!! Grande abraço!

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    1. Thiago, como vai, preciso passar em SP mas de qq forma qd tiver dúvidas use o Disque Rui. Exatamente meu Amigo "BAR" a sigla em Inglês para (melhor preço disponível) quando bem colocada é fundamentada em Finanças, e varia com a ocupação - isto possibilita a você, sem preder rentabilidade usar o (menor preço que quiser) ou rentabilizar seu empreendimento, e isso varia toda a vez que vc tiver um check in ou um check out - mas pode projetar e usar para vendas futuras. É exatamente assim - simples e objetivo - mas como tudo precisa o conhecimento.... Esclareci? Grande Abraço

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  2. Rui quando fizemos seu curso aqui em São Paulo ficamos com ferramentas e entendimento de que o "BAR" é determinado em não mais de 48 horas em qualquer hotel que tenha os dados para fornecer. Que coisa é essa de alguém levar até quase 2 anos para determinar e pior, dar preços fixos para isso?

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  3. Olá Elaine, é simples a falta do conhecimento do que é "BAR" e principalmente do que é Revenue Management, atrelado a jornalismo de falácias leva as pessoas a comprar gato por lebre, você está certa não levo mais de 48 Horas para mostrar a qualquer empresário que tenha seus dados em ordem como ele determina o "BAR" e como faz isso usando apenas um célula de uma planilha de Excel. - Em breve vemos isso de novo. Cumprimentos.

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