sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

As Noções deturpadas e a GRANDE Diferença.


Já publiquei neste blog e em outros meus, assuntos sobre diluir ou reduzir custos e sobre gestão, e parece-me que não me expressei como devia, desculpem.

Um destes dias em conversa com gestores alguém se vangloriava de ter feito seus assessorados gastar menos X ou Y com determinados componentes.

Eu ensino nos meus cursos que redução de custos é mediocridade e já vou explicar isso, mas deixe colocar a REGRA DE OURO: Custos se DILUEM – Despesas se DIMINUEM e Receitas se GERENCIAM, este é o grande segredo, o Gerenciamento de Receitas pomposamente apelidado de (Revenue Management).

Eu tenho um recorde que mesmo no meu caso foi único, principalmente porque era um Hotel que não dava prejuízo. Em um ano de Gestão dobrei os CUSTOS e SEXTUPLIQUEI as receitas, isso representa um Lucro Líquido Final de 76,11% como falo de LÍQUIDO... interessa? Isso representa um GOP de 190,43% pois é, em momento algum, nesta gestão me preocupei em o que não gastar, mas onde Ganhar como quando e quanto.

O primeiro Hotel que gerenciei no Brasil, ao final de 8 meses de gestão o Presidente me chamou à sua sala, e pelo “jornal corredor” eu estaria sendo demitido.

Lá fui eu ver o que o SR. O.F. queria, e ele muito sério me disse: “Sr. Rui há oito meses atrás o nosso hotel gastou na operação R$. 289.134,18 este Mês, nos gastamos R$: 398.834,98 - , ou seja, o Senhor elevou em 37 quase 38 % nossos custos e isso é muito sério”.
Concordam que eu tinha que concordar com mais este “hoteleiro”? e concordei. Só que respondi com uma pergunta, aliás Duas.

** Senhor O. qual foi a diferença entre o que o Senhor gastou e o que o senhor faturou há 8 meses atrás? O Homem se assustou com a pergunta e disse. O Valor. – eu rebati, que percentual representa essa receita em relação ao faturamento? Ele levou uma eternidade para fazer uma continha óbvia o que em nada me assustou e depois de falar com um sobrinho economista me disse: A diferença era muito boa Sr. Rui, nós tivemos um Lucro de 89,98% (Não era Lucro, era diferença entre quanto custou para gerir o empreendimento  e o  faturamento) a diferença é muito grande. Mas como GOP estava certo.

Minha pergunta continuou Sr. O. - Fale com seu sobrinho e descubra qual é o percentual de diferença entre o que eu Gastei este Mês e o Que nós Faturamos? O Homem era careca e depois de ficar muito vermelho e coçar a careca disse, segundo o meu sobrinho o crescimento do nosso faturamento em relação aos custos foi 143,32% superior ao do mês em que o Senhor Iniciou, quase dobrou?

Passei a dominar a Conversa, Senhor O. – Qual é a sua dúvida o Senhor quer que eu reduza custos ou que eu Gerencie o Hotel e dê Lucro, porque qualquer gestor deve saber que um GOP de 90%  está muito próximo de não representar lucro real.

O Homem se enrolou todo disse que ia estudar melhor que não tinha olhado para isso.

É a mesma porcaria das tais RevPAR da moda. Me digam uma coisa, só uma perguntinha Você tem um Hotel de 200 UHs  sua diária é de R$ 200,00 Ocupa uma UH – sua ocupação é 1/2 % sua diária média é de R$. 200,00 Certo? Bem sua RevPAR é de R$. 1,00 – A RevPAR é boa ou ruim???? Alguém quer responder?

O que eu quero deixar claro é que faça o que tem que ser feito e caminhe para a frente e para cima. Custos não se Reduzem se diluem, receitas se Gerenciam, não tem o menor interesse o que eu reduzo de custos se não aumento a diferença entre estes e o Faturamento de forma consistente, e a única forma de construir essa forma sustentavelmente é DILUIR CUSTOS para isso precisamos MAXIMIZAR E OTIMIZAR RECEITAS - TODAS -.

A Regra é aumentar a diferença substancialmente entre o que Faturamos e o quanto custou para gerar esta receita. E Tudo isto sai sempre e Só da consciente Gestão de Receitas, aqui conhecido como Revenue Management.

Sucesso e cuidado com os caminhos trilhados, na maioria das vezes o ditado popular é uma triste realidade. Ele diz: “A economia é a base da porcaria”.

Um comentário:

  1. È Sr. Rui, não se fazem mais administradores, se fazem donas de casa!

    ResponderExcluir