sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Colocações de leitores, Respostas

Seguindo ainda a linha de raciocínio e o fato mencionado no último artigo onde falava da grande quantidade de comentários e considerações que recebi de muitas cidades do Brasil, vou reproduzir aqui um email que recebi e a que respondi, até este momento não recebi autorização do autor para usar o nome dele, se receber divulgarei. As minhas considerações estão em arial e o email em “Lucia caligrafy” comento pelo meio.
"Estava agora a pouco lendo sobre seu artigo: Revenue Management e suas influências na rentabilidade e não no faturamento

Sou da cidade de Salvador/ Ba, e me pergunto o porquê da maioria dos hotéis ainda não trabalharem com esse sistema de RM uma vez que é tão importante, assim como outros setores atuam: reservas, a recepção, a governança, o setor de compras..." Um à parte, compras se gerenciam com Yield Management.  Não é difícil responder-lhe, se acompanha minhas postagens,deve ter percebido que eu comecei a mexer com o Revenue Management, porque o que comecei a ler em postagens e reportagens sobre o assunto brada aos céus, instituíram um Revenue manager, isso não existe, depois discutia-se qual dos gerentes devia ficar com essa responsabilidade o de marketing ou o Administrativo. Não inventem a Roda o RM é de responsabilidade do Gerente Geral, mas, claro apoiado por todos os Gerentes e funcionários da unidade RM é muito complexo e não pode ser desenvolvido por uma pessoas sozinha, ou não é RM. Mas os Hotéis não usam porque RM é desconhecido no meio e há sempre restrições ao novo.  "Tenho alguns questionamentos, tal como ficará o setor hoteleiro aqui na cidade após o acontecimento da copa, pois estamos com um crescimento considerável de número de hotel." 
O setor hoteleiro vai se tornar altamente competitivo e claro vai ganhar dinheiro quem tiver conhecimentos reais e Administração hoteleira, deixe-me dar uma dica, baixar preço de diária é um ERRO MONSTROOSO, mas como toda a regra tem exceção, uma em cada 1000 dá certo. Porém o que a maioria vai fazer é queimar preço para gerar ocupação e isso leva à Falência, na melhor das hipóteses. Vai se dar bem quem tiver um GERENTE GERAL de fato e este cargo implica nos conhecimentos totais, não só de Administração Hoteleira, como de Revenue Management, já que, para quem ainda não sabe, Revenue Management é uma disciplina da alta administração de hospitalidade. 
"Como será visto, qual a necessidade do profissional de RM após esse evento, ou até mesmo antes, quando estiverem todos a todo vapor e ainda sem o movimento devido..." 
A necessidade principal do Gestor e Hotel é conhecer Gestão, Administração Operação e controladoria Hoteleira, conhecer de mercados, ser um bom conhecedor de RM, e não vou me repetir o resto encontra-se no meu curso. "acredito que muito bom!

O assunto é bacana e o trabalho desse profissional também, caso possamos manter um contto ficarei contente." 
Vou deixar a última dica se eu estivesse gerenciando um Hotel do tipo que eu normalmente gerencio, neste momento não teria aceitado nenhuma, eu disse nenhuma reserva para a época a copa. Nem mesmo da CBF. Aceitaria sim se fosse de um cliente costumeiro meu e numa quantidade de apartamentos que não fosse mais de 20% superior aquela que ele usa normalmente. Mesmo assim com restrições. Vão entender no meu curso o PORQUE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário