quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Revenue Management É muito sério.

Para quem acompanha as minhas postagens, o título desta não é novidade, e se não é com as mesmas palavras é com certeza com o mesmo sentido.

As palavras abaixo são a transcrição na integra no melhor estilo copia e cola, escritas por um profissional com formação superior em Hotelaria e que como muitas outras pessoas recebeu um e-mail marketing de uns "marketeiros", especialistas em Marketing. e que, não mais que de repente resolveram aparecer no mercado como Especialistas em Revenue Management como se isso fosse simples assim. Leiam então as palavras de quem conhece:

“Estou simplesmente chocado com a tamanha cara de pau das pessoas... Rui...sincera e honestamente falando: NÃO HÁ COMO SER SUTIL E ELEGANTE NESSAS HORAS.
É notório a carona que estão pegando no projeto que a INTRODUÇÃO AS APLICAÇÕES DO RM QUE VC PASSA NO CURSO - sendo uma platéia formada por gestores eles entendem o recado com clareza, - sendo eles OPORTUNISTAS, fazem de conta que captaram a mensagem e acham que vão saber repassar as técnicas, e MERGULHAR FUNDO NAS TÉCNICAS DE APLICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO POR RM.....gente!!!!! Que absurdoooooooooooo!!!!!!!!!!!
Nos meus 4anos e meio dentro da Aupin Beau Soleil - RM é dado em 6 meses.... ou pelo menos conhecemos os elementos que levam a uma RM eficiente.... para CONSIDEREAR-SE ESPECIALISTA OU PROFISSIONAL DA ÁREA....é necessário mais um ano de estudos e mais um ano de estágio e aplicação mercadológica e análise de gráficos dos empreendimentos hoteleiros - com quadro comparativo antes da alimentação e gestão eficiente e depois que as técnicas de conhecimento numérico e gestão que o RM provoca nos números do hotel.... isso para falar de maneira genérica.... pois a o nível de exigência para o Revenue Management, é de fato bem mais elevado.... Conhecer as ferramentas é uma coisa, saber o que fazer com elas é outra, mas saber para onde ir e onde se quer chegar com o RM...isso é uma coisa que necessita uma MUDANÇA GERAL DE ATITUDE.... MAS ESTA PRECISA VIR DO TOPO DA PIRÂMIDE DA ADMINISTRAÇÃO/HIERAQUIA HOTELEIRA....

A PROPOSTA AQUI APRESENTADA, PASSA MUITO, MUITO, MAS MUITO LONGE DAS SALAS FRIAS E ANALÍTICAS DO REVENUE MANAGEMENT DE VERDADE - ..... Sinceramente Rui, EU ME SENTI OFENDIDO, E COLOCARIA UMA POSTAGEM NO AR.....Se der resultado bem, se não, pelo menos as pessoas estão sendo alertadas....
Sinceramente....
Colocar a boca no trombone é uma condição IMPERATIVA 

Sinceramente..... DETONA ELES RUI!!!!!!!” - 


Mais um e-mail, prece que os marketeiros de plantão estão na minha rota - o problema é enganarem pessoas esclarecidas, mas sempre há os que caem nesses contos do vigário. Não é este caso.
Outro E-mail de um profissional abordado:

Caro Rui!

Eles nada mais querem que fazer dinheiro!

Escrevem e falam bonito pra atrair ignorantes.... (Infelizmente, em determinado momento paga o justo pelo pecador, mas passa.)

Não precisa Amigo, dizem em Portugal: é mais fácil pegar um mentiroso que um cocho," em breve as pessoas vão entender que os princípios deles são puramente Marketing e Vendas pois é no que são realmente Ótimos profissionais.
Mas como as suas colocações sobre Revenue Management estão irrepreensíveis, e isso meus quase trinta anos de uso dessa filosofia me permite dizer, vamos aguardar eles caírem sozinhos, e os motivos são dois, 1º o Revenue Management é muito analítico e pouco comercial - 2º vc não sustenta ferramentas sem um sistema, e eles apresentam no máximo ferramentas..

7 comentários:

  1. Pois é Rui, esses Marketeiros ainda vivem na Era Gerson, e como canço de dizer, a população está idiotizada de tanta lavagem cerebral.

    Ha os que acham que RM é facim facim, é só piscar... mal sabem que Adam Smith já ensinava RM.

    Força porque o Mau só vence quando os Bons se calam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que é espantoso Mário é a quantidade de Especialista de araque que apareceram de repente, e o pior é que enganam pessoas de bem, o que dificulta você falar e ensinar seriamente assuntos MUITO SÉRIOS. Tão sério que os realmente formados muitas vezes por falta da prática preferem não usar. Mas...

      Excluir
    2. Prezado Rui,
      Sabemos, que RM é uma ferramenta exímia de autogestão não só em hotelaria mas, ela vai muito mais além...
      As "pessoas" hoje em dia se intitulam "Especialistas" em muitos momentos com a conclusão de um simples curso a distância ("o que é moda no Brasil"). Infelizmente, está é a realidade em terras tupiniquins. Como bem sabe, lá na Europa onde obtive a minha base de estudos universitário. Para se intitular "especialista" muitas vezes é uma vida inteira de trabalho, esforços e privações. Inclusive, financeira para você chegara a perfeição. Mas, aqui com o descaso,vergonha do ensino superior e pós graduação o brasil forma hoje profissionais de péssima qualidade não só na hotelaria pois estudo virou comércio. Você é uma grande referência sobre este assunto. Parabéns pela sua iniciativa!
      "Muitas vezes os honestos pagam pelos pecadores mas, a verdade sempre irá prevalecer custe o que custar!"

      Excluir
    3. Olá Rodrigo: Não há dúvida, mas enquanto as pessoas não entendem isso jogam "rios d Dinheiro" fora e quando aparece alguém com real conhecimento ou não é atendido ou é atendido e tratado como mais um oportunista.... Mas mais tarde ou mais cedo o trigo e o joio acabam separados.

      Excluir
  2. INCRÍVEL!!! A coisa não é tão simples como andam pensando... o RM é muito importante e deve ser muito bem esclarecido por quem realmente tem domínio... Quero aproveitar o momento e dizer para meu caro Dr. Rui Ventura, que eu como profissional de marketing hoteleiro, serei sua eterna seguidora, meu Mestre!! O Senhor sabe o quanto sou sua fã.... e estarei sempre na cola dessa 'Águia'!!!! Sempre estarei divulgando a importância do RM.... e é claro RM ministrado pelo grande profissional RUI VENTURA. Grande abç Mestre.

    ResponderExcluir
  3. Bem, como foi dito anteriormente, RM como ferramenta administrativa para gerencia de receitas é eficiente e PONTO!! O mercado tem exigido o controle das retas dos gráficos de desempenho e luratividade em partes porconta da má qualidade e despreparo que vem desde a formação dos profissionais da indústria hoteleira... Ser um especialista nesta ou naquela área é uma questão de aptidão, vocação natural, interesse,muito trabalho e principalmente DE UM ESTUDO FOCADO E APROFUNDADO EM CADA ÁREA. Sendo assim, como podem ser "Especialistas em RM" se mal conseguem chegar a um resultado satisfatório na administração da cozinha da casa deles???... Sinceramente Rui... Me surpreendo e fico chocado e decepcionado com os absurdos que encontro cada página acessada com a temática Hotelaria e RM... Abração Rui!! Vc sim é o Mestre dos Mestres!! (Esta não é apenas a minha opinião, basta ver os comentários anteriores!) Grande Abraço! Sucesso Sempre!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Paula, e Muito obrigado Jefferson, não é sempre que temos oportunidade de ter comentários de profissionais competentes nas respectivas áreas. Mas mesmo assim isso não nos impede de, por esses mercados tão poluídos encontrarmos brilhantes profissionais de Marketing “ou não tanto" se dizendo especialistas em RM e depois apresentá-lo como uma ferramenta comercial. Especialistas de Marketing ou Oportunistas de Plantão - isso o tempo nos dirá, só lamento que a Alta Administração e não só Hoteleira seja Vítima do oportunismo desmedido de pessoas de caráter duvidoso... Grande Abraço e Obrigado pelos comentários...

    ResponderExcluir