quinta-feira, 17 de maio de 2012

Um Vergonhoso Bom Dia Brasil .

17 de Maio de 2012, mais uma fria manhã em Curitiba e enquanto lia e-mail do dia anterior lá estava eu vendo o Bom Dia Brasil, porque será então que não fiquei pasmo ao assistir ao que deveríamos chamar de duas barbaridades, mas que infelizmente é uma só mas tão grande que tornou a segunda num ato de dignidade. “Ho!!!!!! My God...
Vamos às arbitrariedades, os preços mais que absurdos cobrados pelo Rio de Janeiro na Rio mais vinte, de que numa postagem ou comentários entre ós consultores um destes dias era colocado numa das redes sociais que usamos, se nõ me falaha a Memória foi o nobre Cristian que se referia ao “vergonhoso cartel” e admitamos ele estava certo, tão certo que menos de 72 horas depois a iniciativa privada, VERGONHOSAMENTE teve que ter a intervenção do Governo que, embora eu não concorde com estas intervenções de uma forma geral, neste caso é louvável. Tão louvável que os ‘”hoteleiros cariocas” os Colegas Hoteleiros que me desculpem, reduziram em 60% o valor cobrado nas diárias isso sim é uma vergonha.

Usando a expressão do comentarista Chico Pinheiro “preços exorbitantes por Hotéis em cujos serviços na maioria das vezes deixa a desejar” ele foi polido, é um grande profissional conseguiu pular a palavra sempre....

Isto nos mostra duas coisas, a falta de seriedade da hotelaria nacional, e o gritante despreparo de seus Administradores. Ninguém vai me dizer que com esses 60% de desconto os hotéis vão estar lotados com prejuízo, não, não vão então porque essa barbaridade.
Segundo pesquisas do IBGE nós temos menos de dez por cento de turista por ano que os 76 milhões da França, e para mim, dado o potencial turístico do Brasil, isso se deve apenas e tão somente a algo que eu vivo alertando. Na Europa o empresário explora o Turismo, no Brasil explora o turista. Como ninguém sai de casa para ser enganado vão para outros lugares. Segundo ainda pesquisas, da revista Hoteis o RJ tem 28.000 Leitos, isso deve ser algo em torno de 9 a 10 mil UHs, não procurei pesquisas sobre isto, mas deve estar perto. É uma pena não conhecer a diária média do RJ, mas conheço muitas de muitos hotéis, e vamos só dar um exemplo. Se eu fizer uma média, das diárias médias que conheço entre uns 20 ou 30 estabelecimentos hoteleiros chego a um valor de RS:132,56. Se partirmos deste valor e dispusermos de 9.000 UHs, temos 108 mil UHs. Por ano, para vender. Segundo a ABIH RJ março de 2012 teve uma ocupação de 83,51% e a previsão para Abril era de 68,28. É uma variável alta tratando-se de uma cidade como RJ em que pese a falta de segurança conhecida no Mundo Inteiro. Um dado oficial da cidade e que mostra o que eu disse acima sobre a evasão de turista estrangeiro:
 Na análise por origem do turista foram observados os seguintes resultados: para os de procedência nacional a alta média no mês foi de 0,59%, já para os hóspedes vindos do exterior apurou-se recuo de 3,89%.”
Trata-se de um nr. Negativo estão diminuindo quando deviam aumentar os Turistas estrangeiros no RJ e não é porque eles teem outras Opções, ou porque não gostariam de vir ao RJ, é porque a opção RJ é absurda em relação a qualquer lugar simpático e interessante no Mundo. Falta consciência profissional e empresarial.
Os dados Abaixo são da ABIH RJ e Fecomerce:
Taxa de ocupação no ano de 2011, segundo a categoria das UH’s

Será que essa média é real ou é operacional, o que eu quero perguntar é se traduzirmos isso em valores, o RevPAR nos dá no final o valor correspondente à tarifa balcão, duvido é o que eu chamo normalmente e para facilitar de “Ocupação financeira”.
 O que o Empresário, na Verdade o Gerente ou o Diretor operacional  precisa saber e levar em conta, é quanto custa exatamente cada Cm³ de seu empreendimento. E é a partir daqui que se praticam preços rentáveis, MUITO RENTÁVEIS, que se elaboram tarifas. E se evitam intervenções como a anunciada Hoje no Bom Dia Brasil que realmente são uma vergonha mas para o empresariado. Ninguém me venha dizer que vão estar lotados com prejuízo, então admitir uma redução de 60% é VERGONHOSO. Significa a total falta de consciência do Empresariado e suas gestões. Infelizmente pela primeira vez em 50 anos preciso parabenizar um intervenção Federal em empresas privadas e logo em Hotelaria. Podia ter morrido sem ver mais esta.


2 comentários:

  1. Tapa na cara do hoteleiro nacional? duvido, é mais um soco o olhos das ADMINISTRADORAS INTERNACIONAIS foram elas que aumentaram os preços conforme o capitalismo 1.01 (lei da oferta e da procura)


    Isso comprova a minha teoria, que está deixando de ser teoria e passando a ser uma lei.

    Hotéis se tornaram Bancos

    Culpa de quem isso? das próprias administradoras estrangeiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mário desta vez nós não vamos concordar 100% também já estava parecendo marmelada rsrsrs. Se eu fosse Administrador diretor de Operações ou Gerente de algum Hotel grande no RJ acha que o que as Administradoras Internacionais fazem iam influenciar alguma coisa na minha administração? Não, não iam, aliás iam me dar muitas alegrias e MUITO LUCRO, e estou para apostar que você faria o mesmo. Não Administro NADA sem saber exatamente quanto estou gastando e quanto quero ganhar. E nem um Americano e nem um Suiço me fazem mudar de ideia... Ou seja o Meu empreendimento depende de MIM, e sinto muito mesmo no Rio se eu tiver na mão um Hotel de 600 UH vou dar uma dor de cabeça danada ao mercado e vou colocá-los na ordem... Sejam eles quem forem...DIGNIDADE HONESTIDADE CONHECIMENTO E TRABALHO.... especulação eu tb sei fazer, mas é para enganar trouxa não para explorar turistas que são minha razão de existir.

      Excluir