Há dias comentei uma postagem de
um amigo que acabou num link nosso no Linkedin
e nela outros profissionais comentaram sobre o mercado.
O que para todos nós ficou muito
claro é o que eu sempre defendi e provei, não há mercados ruins, há curiosos “ditos
profissionais” e Gestores capacitados,
para nós o mercado nada mais é que um poço de oportunidades que existe para nos
servir, às vezes mais fácil de entender e manusear outras vezes mais difícil e
aqui começam os problemas.
É aqui que aparecem os pessimistas de plantão, e eles
não têm qualquer problema em lidar com as dificuldades do mercado que realmente
nunca entenderam, o problema do quotidiano destes “ditos profissionais” é
procurarem alguém para culpar pelo seu fracasso, nunca lhes foi dito que tudo o
que acontece em nossas vidas é sempre e só de nossa responsabilidade.
Mas este
tipo de “profissional” se preocupa apenas em encontrar culpado, este encontrado
não há problema são ou foram as circunstâncias ou as decisões de fulano ou sicrano. A maioria deles morre nas dificuldades outros demoram um pouco são
habilidosos com o marketing pessoal e convincentes em passar a outros sua
incompetência, mas os maiores beneficiários são as Bandeiras Administradoras
que fomentam a notícia com o único intuito de diminuir ou suprimir os
dividendos dos proprietários de empreendimentos por eles administrados e muito
poucos entendem que estas Administradoras usam de desculpas esfarrapadas mas
continuam procurando unidades para Administrar, será que eles gostam tanto
assim de perder?
Sempre digo, não são os tempos
que mudaram e sim os gestores que em sua maioria têm migrado, e migrado porque,
até mesmo o bom gestor não é sempre e nem obrigatoriamente formador de bons
seguidores, agora vamos falar de outro tipo de Gestor o Gestor completo o
Grande Executivo. Este além de bom gestor é forçosamente um formador de Bons
Gestores ou não é o Grande Executivo.
Mas este procura melhores oportunidades
fora da Hotelaria.
A premissa do Grande Executivo é
poder trocar de empresa sem que esta sinta sua falta já que ele treinou alguém
para seguir o caminho que vinha trilhando, a segunda é que o Grande executivo é
pró-ativo e não reage ao mercado e sim se posiciona antecipadamente para
qualquer eventual mudança, supera desafios e obstáculos.
O Grande Gestor não tem surpresas
dá lucro, e no caso da Hotelaria e mais uma dúzia de outras empresas isto é
possível e dá melhores resultados sempre que fundamentado no mais eficiente
sistema de gestão do Mundo o Revenue Management. Ele é um sistema que antecipa
todas as tendências, trabalha com projeções e está sempre pronto a corrigir
antecipadamente qualquer possível desvio, ele trabalha normalmente para 5 anos.
Um dia em um de nossos cursos um
empresário com vários cursos superiores me disse: “Faz muito sentido, o Senhor
não descuida nada e está sempre fundamentado em números fatos e informações”.
Embora os números e informações que juntamos sejam importantes, de nada valem
se não soubermos exatamente o que, como e quando coloca-los em prática. Ou
seja, um monte de planilhas coloridas e bem elaboradas nas mãos de quem não faz
nada com elas ou não faz o que tem que ser feito em tempo real, foram pura
perca de tempo.
É sabido que dias difíceis se
avizinham, mas isso dependendo de como seus colaboradores encararem essas
dificuldades, os dias difíceis vão ser maravilhosos, os preparados sairão deles
mais fortes e com maiores lucros e claro esse lucro vai deixar de estar na mão
de curiosos e malabaristas de plantão, que começam por espalhar fofocas e
pessimismo, e procurando culpados para sua incompetência.
Lembre-se de cavar o poço quando ainda tem
água, porque cavá-lo na escassez, muito provavelmente não vai levar ninguém a
lugar nenhum.
É época e hora de treinar,
capacitar e Administrar mais do que nunca em sistemas bem elaborados e fiéis de
meritocracia. Fora disso as dificuldades só vão aumentar.
Primeiro e antes de mais nada
capacite seus colaboradores isso vai fazer a diferença, no momento presente a
Curto e médio prazo, dê a todos condições iguais de se qualificarem,
desenvolverem as habilidades que possuem e deixar que desenvolvam novas, mas
treine para a sua empresa e não de uma maneira generalizada e isso ajudará a
reter seus próprios investimentos em mão-de-obra.
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