Não acham que está na hora de entendermos que ninguém está
preocupado com nossos desejos, cada um tem os seus próprios e procura
satisfaze-los que tal entendermos isso?
Novo Ano, nova vida ou será que
não, depende é como em tudo para uns sim, para outros que prometem e traçam
metas pulando as ondas do mar, tomam espumantes e logo em seguida esquecem
tudo, não se preocupe com o aproveitamento, a lista dos que fazem a diferença
nunca é maior que 5%, a pergunta é de que lado você vai estar com os 5% que
realmente fazem acontecer ou com os 95% que passam a culpar os governos, estes
amanhã arranjam outro culpado sem nunca perceberem que são realmente os únicos
culpados pelo que com eles acontece.
Muita gente me olha com um
especialista em Revenue Management, e estranha eu de repente falar muito de
outras coisas que em seu entendimento não seria RM, vou simplificar, entenda o
Revenue Management como um MBA que é realmente o que ele é, pois após uma
faculdade séria de administração com especialização em Hotelaria os reitores
vão perguntar se você quer ou não se especializar em Alta Gestão e isto te leva a mais um ano em salas de aula, pois precisamos conhecer tudo e não só fragmentos.
Isto posto vamos então para os
restaurantes, o despreparo nesta área é pior ainda do que na parte de
hospedagem da Hotelaria, em que pese restauração ou A & B ou ainda
americanizado F & B, nada mais é que um departamento da hotelaria, mas em
gestão precisa ser encarado como Uma empresa separada, porém trabalhando com a
mesma finalidade.
Nesta área como na maioria das
outras encontramos pessoas que sabem o que precisam e muitas vezes sabem outras
só acham que sabem, mas de uma forma geral existe uma ideia da necessidade. Mas
ficam protelando esta protelação (corriqueira enrolação) é que muitas vezes os
leva a fechar, terceirizar ou coisa do gênero, mas qual a melhor época para
treinar o pessoal? AGORA. É sempre a melhor época e levando em conta os locais
de sazonalidade então esta é a época certa, deixa eu me fazer entender: Você
fatura cerca de R$: 8.000,00/dia – mas tem certeza absoluta de que seu cliente
chega e compra e ninguém lhe vende nada, mas sua casa tem uma dezena de itens a
explorar que ninguém explora. Você sabe ainda que o incremento destas venda vai
lhe render entre 10 e 20% na sua receita diária.
Está protelando o que? Ou está
com muito dinheiro sobrando? Porque está protelando um faturamento adicional de
R$: 1.200,00 por dia na pior das hipóteses. Ou seja, em três dias paga o curso
e nos próximos 22 fatura mais R$: 27.000,00 sendo que está incrementando as
vendas com os produtos que dão mais lucro.
Há mas eu sei fazer? Porque não
fez? Até porque saber fazer todos sabem, a pergunta é quando e como? Aí reside
a diferença e depois tem a vantagem de o hábito levar à perfeição, quanto mais
o seu pessoal vender, mais rotineiro isso se torna e mais eles vendem.
Então a hora de treinar é agora e
é Barato. Nada que custe pouco dinheiro é realmente barato, a métrica é qual o
resultado que isso me deu.
Temos agora o pessoal treinado e
afinado com nossas necessidades e eles vão trabalhar para o concorrente por
mais R$: 100,00 reais. Sou muito sincero em minhas colocações e não me lembro
de ter perdido um bom funcionário em tempo algum, há cerca de 30 anos perdi uma
boa chefe de recepção, foi a única que perdi e ela não foi para a concorrência.
Mas eram outros tempos, não são
os tempos que fazem a diferença são os Administradores. Soube recentemente de
uma empresa em expansão que perdeu para o concorrente um dos melhores
profissionais do mercado. Isso é falta de visão, ou desinteresse pelo
profissionalismo. Como vou segurar o funcionário? Use e abuse da MERITOCRACIA
ou jamais passará da mediocridade. Não estou aqui dizendo que aumente os
salários visto que isso só dá lucro ao Estado. Mas conheço por baixo uma
centena de formas de reter talentos com fundamentação e, portanto segurança.
Acredite numa verdade que não
inventei. Você é eternamente responsável
por tudo o que acontece em sua vida. A falta de decisão ou a indecisão
levam-no sempre por caminhos pouco desejáveis para não dizer indesejáveis.
Dobrar o salário de um
funcionário hoje é inviável, mas fazer com que ele receba o dobro disso – é
simples e rentável.
Um dos maiores segredos é a
inexistência de um departamento correto e coerente de controle e custos. Isso é
indispensável e hoje a maioria dos que existem não produzem nem no tempo
necessário nem os números que deviam. Sou do tempo em que não havia PCs. As coisas
eram feitas na mão e eu tinha todos os números necessários a uma boa gestão até
ao dia seguinte às 10 no máximo 11 horas da manhã, e para isso eu queria uma
boa justificativa, são números para tomar decisões e não podem ficar para
depois muito menos para o dia 5 do mês seguinte.
Treine seu pessoal, não promova
treinamentos de “arrastão” de fabricantes de garçons maîtres ou promotores
medíocres que o mercado está cheio. Faça treinamentos personalizados treine seu
pessoal para sua otimização e lucre realmente com isso, mas só conseguirá isso
num sistema correto de Meritocracia, lembre-se você não consegue enganar
ninguém, nunca.
O Treinamento e a Meritocracia são sem a menor dúvida a chave para o
sucesso, principalmente em empresas voltadas para a HOSPITALIDADE, não confunda nem com hospedagem nem com
hospedaria.
Nosso CURSO EM SÃO PAULO COM NOVA PROGRAMAÇÃO.
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