RevPAR
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T RevPAR
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Net RevPAR
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(prejuízo)ou Ñ-?
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GOP
|
GOPPAR
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(Constatação)
|
(Métrica ou sopa de letrinhas)
Isso está com cara de “sopa de
letrinhas”, e da forma como vem sendo apresentado eu acho que há uma boa razão.
Você já tentou se imaginar na
cadeira de Warren Buffett ou de San Walter ou outro dos muitos Bilionários do
Mundo?
Foi por eles, e para eles que nasceu
a RevPAR, aproveitem e conheçam a
definição vinda de lá, ou melhor, a forma de determina-la: porque a RevPAR
existe?
Um dos Senhores mencionados
acima, ou algum outro que anunciou certa feita ter meia dúzia de Bilhões de
dólares para investir, foi ouvido por um corretor que sabia como convence-lo e
disse-lhe, “chefe tem aqui um hotel. É um grande negócio”. (Deixe-me dizer ninguém que tem bilhões de
dólares tem tempo para perder, por curiosidade grande investidor não usa
poupança Brasileira, mas se usasse e perdesse tempo estaria perdendo R$-347,00
por minuto). Partindo desta permissa o investidor frente há possibilidade
de investir num hotel perguntou: quanto cada apartamento desses me rende? Só
isso, ele não é um Hoteleiro e pode ser que nunca seja, mas o resultado dessa
equação: (quanto cada apartamento me rende) torna a decisão rápida e Boa para
um investidor, porém para um gestor hoteleiro! Bem para o gestor eu vou deixar
perguntas e quem quiser responde:
1)
Tenho um hotel com 200 – UHS acabo de receber um
hospede que ficará por uma noite e ele paga R$: 200,00 pela diária, Ocupação=0,005%
- ADR= 200,00 RevPAR – R$: 1,00 isto é bom ou mau?
2)
UH
|
64
|
Tx. Occ
|
46%
|
Pax/M
|
1.572
|
Diária
|
R$
399.873,00
|
Venda Paralela
|
R$
289.694,00
|
Fat. TT Mês
|
R$
689.567,32
|
RevPAR
|
R$
374,56
|
ADR
|
R$
438,15
|
Receita v//%
|
72,45%
|
Bem vamos entrar
no mérito de como cada um se determina mais tarde, agora vamos ao que é
importante o que acham dos dados acima? Eu acho que estão maravilhosos, afinal
um hotel de 64 UHS tem um RevPAR
real de R$ 374,56 e um ADR de R$: 438,15, numa ocupação de 46% é excelente. Mas
isso não mensura nada em que pese os “especialistas” de plantão. Esse mesmo
hotel gastou para operar, exatamente R$: 813.090,47, bem vamos completar agora
um dado realmente importante o GOPPAR.
Como podemos
ver, o Hotel gastou para operar mais do que faturou, logo todos aqueles números
bonitos e bem parecidos representam um prejuízo se R$ 62,89 por apartamento
disponível. A Realidade que não pode ser
deixada de lado pelo gestor:
UH
|
64
|
Tx. Occ
|
46%
|
Pax/M
|
1.572
|
Diária
|
R$
399.873,00
|
Venda Paralela
|
R$
289.694,00
|
Fat. TT Mês
|
R$
689.567,32
|
RevPAR
|
R$
374,56
|
ADR
|
R$
438,15
|
Receita v//%
|
72,45%
|
Despesa
|
R$ 813.090,47
|
GOPPAR
|
-R$ 62,26
|
Este é um dos perigos de se usarem
para mensurar, medidas fracionadas que não apresentam realidade. (Infelizmente o quadro acima retrata muitos
casos que atendemos, pois como especialistas em otimizar, somos chamados
exatamente por isso e sempre com a pergunta: Tem conserto ou é melhor fechar)?
Ocupação e Faturamento, eram da alçada do Revenue Manager do local, pode ser
criticado? Eu diria que não, já que ele está com informações incompletas, pois
os dados de faturamento estavam bons, bem eu fui informado de que as medidas
adotadas deram, e sempre dão o resultado esperado, desde que implementadas e
seguidas como deve ser, então desde final de Maio que não existem por lá mais
números vermelhos.
Já que estamos mensurando
resultados, outra das siglas da moda – AT – (Average Ticket) - ou - Ticket
Médio – ou ainda couvert médio. No Meio de todas estas métricas a única que
interessa ao excelente administrador é o RevPASH
– (Receita por assento disponível por hora). Senão acompanhem.
No Almoço dificilmente a ocupação
é superior a 45 minutos por pessoa no jantar isso se estende bem mais.
Teremos então um TM de R$: 40,21
quando na realidade o valor correto de receita é de R$: 28,15 este é o valor
por assento disponível.
Vamos ter em mente que nós temos
que pagar pelo espaço, então é este que tem que ser otimizado, e como isso
funciona – atendendo o maior número de pessoas possível em determinado período
de tempo.
DADOS
|
DIA
|
Quat.
Lugares
|
100
|
Horas
Uso
|
4
|
Med.Ocupação/Mts.
|
60
|
Capacidade
Máxima
|
400
|
Atendimentos
|
280
|
Taxa
Ocupação
|
70%
|
Receita
Jantar
|
R$
11.258,32
|
Couvert
Médio
|
R$
40,21
|
RevPASH
|
R$ 28,15
|
Só para ilustrar se o tempo de permanência do
cliente diminuir o seu RevPASH ou receita por assento disponível por/hora,
também diminui, a menos que aumente o número de atendimentos.
DADOS
|
DIA
|
Quat.
Lugares
|
100
|
Horas
Uso
|
4
|
Med. Ocupação/Mts.
|
50
|
Capacidade
Máxima
|
480
|
Atendimentos
|
280
|
Taxa
Ocupação
|
58,33%
|
Receita
Jantar
|
R$
11.258,32
|
Couvert
Médio
|
R$
40,21
|
RevPASH
|
R$ 23,45
|
Por outro lado verificou no segundo
quadro da postagem a sigla “Receita//” = “receita
paralela” que é tudo o que se vende que foi em função de termos vendido a
diária. E nos hotéis há índices ideais e factíveis de receita paralela, então
se esta receita é em função do rooming night, porque deixa-la fora do cálculo
da RevPAR, como vêm os sites de consultoria sérios de onde veio a sigla não a excluem e nem devem excluir. As
faculdades Europeias onde o MBA em RM é oferecido MBA sim trata-se realmente de
uma Filosofia de gestão, também não as excluem. Mas vamos aos casos em que pode
e tem que ser excluída:
Na Hospedaria – Lugar que vende
espaço para dormir.
Em “Hotéis” onde todos os serviços foram terceirizados. (hospedarias modernas ou hotéis sem
identidade definida) Fora estes dois casos toda a receita gerada em função
da diária ou pelo senhor hóspede tem que entrar no cálculo da RevPAR. Mas chamo
a atenção para o exposto acima – RevPAR
não deveria ser um número para gestor e sim para Investidor, como é na
realidade, foi para isso que ela nasceu e RevPAR é RevPAR e não aquele monte de
sopa de letrinhas inventado cada vez que alguém tem essa ideia. Existem outras
siglas sérias e que determinam valores confiáveis e rapidamente compreendidos.
São de opinião que o gestor deve
ter em mente, ou para fácil consulta valores percentuais ou mesmo numéricos que
permitam decidir qualquer assunto em alguns segundos. É inconcebível parar um
Hotel ou uma organização para se discutir o preço que se vai cobrar nas olimpíadas de 2015 por exemplo, ou um evento para 2018. Porém estes números finais necessários à
comercialização ágil e saudável precisam estar fundamentados com muita seriedade e
numa atualização quase diária, mas qualquer bom controler tem isso nos seus
lançamentos diários trata-se de uma atitude quase automática que o bom gestor
cria as condições necessárias para que aconteça.
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