Terminamos mais um curso de Yield e Revenue Management onde tivemos oportunidade de esclarecer grandes profissionais do que é e o que pode fazer esta filosofia de gestão. |
Revenue
Management ou Yield Management (embora não significando e nem sendo o mesmo)
são disciplinas de gestão hoteleira utilizadas no processo estratégico da
definição de preço dinâmico, aplicado à estruturação de níveis de tarifas
relacionados com a disponibilidade e/ou ocupação da unidade hoteleira.
Uma
estratégia de RM bem implementada, implica ter como resultado a subida da ocupação,
da diária média, do RevPAR, consequentemente um aumento significativo da margem
de lucro, (diferença
entre o custo e a venda de sua UH), se não se verifica o aumento
substancial da margem de lucro, numa proporção superior aos outros citados, algo está muito
errado. Não se tratando com certeza de
uma Filosofia de Revenue Management - Mas de algo fracionado a que resolveram
dar o mesmo nome.
Preços dinâmicos, as conhecidas
tabelas "BAR" sobem, não descem, comissionamentos a OTAs e Agentes
não são altos, sobem conforme as vendas. Não se pagam comissões altas para que
eles vendam mais mas sim se aumentam os valores das comissões de acordo com o
aumento de fluxo deles. Isto faz parte de estratégias sérias e bem
implementadas do autêntico Revenue Management. O que baixa nas tabelas é o
"CAR" não o "BAR".
A
implementação estratégica desta cultura, deverá ser acompanhada pelo
desenvolvimento das competências técnicas, práticas e funcionais das equipes
responsáveis pelo seu desenvolvimento, iniciando sempre pelas Diretorias
Administrativas e Financeiras e fazendo a escala descendente.
Nos
cursos abertos de Revenue Management do IGH – Instituto de Gestão Hoteleira são
desenvolvidas competências de base, intermédias e avançadas, com o objetivo de
consolidar todas as vertentes necessárias ao bom desempenho de uma gestão para
Grandes resultados e suporte ao correto procedimento em departamentos
comerciais. Essas vertentes de conhecimento englobam áreas tão distintas como,
comportamento do consumidor, psicologia, gestão financeira, matemática,
estatística, vendas, marketing, liderança e gestão de equipas ou organização
estratégica.
De
forma a abranger todas estas competências foram definidos três níveis nos
curso: Noções Fundamentais, Estratégia e Implementação, Ferramentas de Gestão.
O
sistema de Revenue management abrange todo o Staff de um Hotel ou organização
hoteleira, iniciando de cima para baixo – Suas análises por complexas são de
responsabilidade da alta gestão e o Comercial e Frot Office é treinado para
lidar com as tarifas dinâmicas que em grandes redes podem mudar a cada 5
minutos, mas os critérios precisam estar muito bem estabelecidos, pois
sugerimos que estas alterações aconteçam para rentabilizar, em outras palavras,
para aumentar a diferença entre custo e receita de forma consistente,
progressiva e sustentável.
Lembrem-se
que quem Administra fundamentado na filosofia do Revenue Management não é
surpreendido pelos mercados e está sempre tirando partido deles.
O curso foi muito bom, completo e dinâmico. Acho importante que gestores comecem a entender o conceito de RM, realmente percebendo que tem menos haver com Vendas, mais haver com a Gestão. Me sinto mais esclarecida e preparada.
ResponderExcluirOlá Lilian: eu sempre comento, é gratificante dar o curso para gestores competentes, vocês sempre entendem e sabem exatamente como passar a usar e tirar proveito desta filosofia. - Para você desejo apenas todo o Sucesso do Mundo, e precisando de algo conte sempre conosco.
ResponderExcluirObrigado.