sábado, 2 de agosto de 2014

Hotelaria e Hospitalidade

Devia ser proibido falar da primeira sem que a segunda fosse referenciada, porém e para mim, hoteleiro de criação é triste ter que admitir que a maioria dos ditos hoteleiros não são o que dizem ser e chega a ser ofensivo chamar certos proprietários e mesmo executivos de Hotel, de HOTELEIRO, uma profissão que trás em primeiro e acima de tudo a ARTE DE BEM RECEBER. É esta que sustenta e dá bons frutos à hotelaria.

Iniciei há mais de 40 Anos, na Boa Velha e Séria Escola do GRANDE CESAR RITZ de quem tive o prazer de conhecer por dentro algum de seus Empreendimentos SERVIÇO e FILOSOFIA. Um Hoteleiro é sempre e só um HOSPITALEIRO ou jamais será um hoteleiro.

Achava estranho e em que pese a confiança que tenho no meu Amigo e Sócio Mário Cezar Nogales, quando ele me dizia que, se eu quisesse ver hotelaria de Verdade teria que ir para as pousadinhas do interior de Minas Gerais, e assim a profissão me trouxe até Ouro Preto onde conheci O Hotel Pousada doArcanjo. Foi uma surpresa de três dias, desde a hora em que cheguei a um local onde nunca tinha vindo e um Porteiro vestido a caráter abriu a porta do taxi e disse às 6:30 da manhã: Bom Dia Senhor Rui Ventura, seja muito bem vindo. (Vamos entender que já me hospedei em hotéis ditos 5 estrelas onde o porteiro me viu sair do taxi e nem a bagagem foi pegar).

Entendi no Hotel Pousada do Arcanjo, um empreendimento de grande sucesso, mesmo depois de ver seus números, e este sucesso REAL, é devido em 85% há verdadeira hotelaria ali praticada a arte de Bem receber “HOSPITALIDADE”, já que os procedimentos outros não eram exatamente os mais adequados à rentável Administração Hoteleira, mas eu acrescento, nem precisam eles são um sucesso como HOSPITALEIROS, não me canso de dar os Parabéns ao proprietário do empreendimento assim como todos aos seus colaboradores. Eles são a expressão viva de uma frase que uso muito:

“Faça o que tem que ser feito, quando e como tem que ser feito, e não se preocupe os resultados sempre vão surpreendê-lo positivamente”.

Isto é um fato incontestável no Hotel Pousada do Arcanjo, onde há 14 anos seus proprietários e colaboradores seguem exatamente esse lema. E colhem e vão continuar colhendo o fruto desse trabalho sério digno e em prol do turismo e desenvolvimento da região.

Foi um prazer compartilhar com O Sr. Marcio, e suas Filhas os dois dias que lhes passei  parte do que me permite dizer há 40 anos:
 “Não há hotéis que não deem lucro, há hotéis mal administrados”. 
O Melhor é sair com a certeza de que a filosofia do Revenue Management vai ajudar esta maravilhosa família Hospitaleira a conhecer um pouco mais do que seu belo empreendimento pode dar.


Obrigado pela atenção que me dispensaram e por terem me aguentado os dois dias do nosso curso – A VOCÊ O MERECIDO SUCESSO.

Permitam-me lembrar: O Único lugar do Mundo onde o SUCESSO vem antes do TRABALHO - é nos dicionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário