terça-feira, 16 de outubro de 2012

Em Natal A Surpresa

Como anunciado no nosso Banner dia 15 Outubro nosso curso foi em Natal, havia ali pessoas que fizeram 300 km, para participar. Muito obrigado pela vossa presença. 

Não foi um curso onde só havia diretos e Gerentes Gerais que são o alvo do Revenue Management, este, para ser implementado com sucesso precisar partir de cima, mas foi um curso com uma peculiaridade diferente e muito interessante. Estava presente o maior percentual de pessoas com conhecimento de cálculo que já encontrei. Depois se fala que o Brasil do RJ para cima não tem mão-de-obra qualificada. Bom o Brasil não tem mão de obra qualificada para as necessidades de hoje e isso a Rede Globo diz a toda a hora. Mas no nosso caso que circulamos entre o meio gestor hoteleiro podemos afirmar com seguranças que nele falta qualificação e isso não tem importância, você não conhece ou não sabe – estuda e aprende. Agora quando você não conhece acha que é o melhor do mundo e não faz nada para mudar, aí sim faz a diferença, infelizmente negativa. A minha maior surpresa foi descobrir que, tinha entre os participantes 43% de reais conhecedores de cálculos. O que derruba a premissa de que o Sul tem mais qualificação. Para fazer uma ideia já tive cursos com 20 participantes todos de Gerente Geral para cima onde ninguém sabia calcular o valor a cobrar por uma diária para atingir as expectativas. E isso aqui não aconteceu. É o mesmo cálculo com o qual fiz uma brincadeira neste blog e como prometi só publiquei o resultado certo, a postagem teve quase cem acessos e o resultado é lastimável. Natal está de Parabéns, em que pese o fato de a mão de obra de segundo escalão ser menos qualificada isso não se verifica no primeiro, pelo menos essa foi a demonstração que tive.
Depois não sabem por que a rentabilidade dos hotéis é baixa ou inconstante, e culpam sempre os mesmos, o mercado, os impostos, a sazonalidade – Que tal Qualificarem-se e parar de arranjar desculpas para algo gritante: O pouco conhecimento sobre questões fundamentais de gestão?
Os Meus Parabéns aos participantes do curso, e como sempre continuo aberto para sanar qualquer dúvida que possa surgir em suas trajetórias.




4 comentários:

  1. Caro Rui,
    Nós que integramos a equipe do VillaOeste - Mossoró - RN, agradeçemos pelo repasse de conhecimento de RM, e Hotelaria, certo de já colocar em pratica. Sugerimos aos Hoteleiros a busca do conhecimento para um fortalecimento e resultados positivos.
    Grato.,
    Pablo

    ResponderExcluir
  2. Prezado Senhor Pablo - Foi um prazer telo como participante, não é sempre que temos oportunidade de ter entre os participantes pessoas com um now how como o seu. Qualquer dúvida não exite em Perguntar.
    SUCESSO
    Rui Ventura

    ResponderExcluir
  3. Prezado Rui boa tarde

    Gostaria de parabenizá-lo pelo alto nível do curso de RM ministrado ontem aqui no Praiamar. É sempre bom adquirir novos conhecimentos e melhor ainda adquirí-los com quem é expert no assunto. O RM ainda é mistério para muitos profissionais mas tenho certeza que para nós que participamos ontem do curso ele passou a ser um aliado no dia a dia de nosso trabalho.

    Muito obrigado pelo profissionalismo e informações.

    Thales Athalimar
    Gerente Geral
    Praiamar Natal Hotel & Convention

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por suas palavras Thales é sempre muito gratificante saber que consegguimos passar um pouco do que os quase quarenta anos de gestão nos deram de experiência.
      Sucesso - E chame sempre que precisar de mim.
      Rui Ventur

      Excluir