domingo, 26 de agosto de 2012

Gestão e Um Probleminha


 É comum eu ser perguntado: Você chegou à gerencia de Hotel pelo Fronte Office ou por A & B? Adoro dizer a verdade. Cheguei pela portaria de Serviço, e aí sim fui passando, ainda me lembro de quando eu ia pegar umas malas de hospede e o Front Office Manager me disse: “tem tempo amigo ainda não tem categoria para isso”. Por isso eu digo e é verdade que tenho mais e 35 Anos de Hotelaria na verdade são 42, melhor 40 durante dois fui gerente de custos de um grande frigorífico. De onde se depreende que gosto conheço e sei lidar com números, ou seja, com GESTÃO. E gestor que não gosta de números e não está confortável com eles tem que procurar algo operacional para fazer e relatórios idiotas para preencher. Mas que bom que existem, pois todos somos necessários.

Conversando com uma colega esta me chamou a atenção par algo absolutamente verdadeiro e que nunca me havia ocorrido, todos sabem que ultimamente, ou pelo menos desde que descobri que ninguém conhece isso no Brasil, eu venho operando com Revenue Management só que o verdadeiro a essência o cerne da Alta Administração, tão sério e tão complexo, que ainda hoje algumas das mais conceituadas escolas de hotelaria o Mundo e eu me refiro AO MUNDO, dão essa disciplina, sim porque Revenue Management é disciplina de uma escola superior de hotelaria, é uma filosofia de gestão trabalhosa, complexa, mas altamente rentável, quando um aluno se interessa de fato por ela, e quer Dirigir por essa filosofia de gestão, a Escola o conduz a um tipo de MBA onde durante um ano estuda e estagia só e exclusivamente para se capacitar e desempenhar esse tipo de filosofia/administrativa.
Na nossa conversa a minha colega disse com muita prioridade, a maioria dos Gerentes de hotel de Hoje são ou foram grandes Gerentes Operacionais, u até mesmo de A & B o que é insuficiente para se ser um Gerente Geral de fato. Nem o Operacional, nem o A & B
precisam gostar de números o suficiente para serem grandes gestores a necessidade de conhecimentos deles é puramente aritmética. 

Acreditem eu pergunto para Gerentes e até empresários do ramo em meus cursos: O Seu apartamento tem um custo de R$: - 97,50 e você quer vender esse apartamento com um lucro líquido de 70% qual o valor que vc precisa colocar na sua tabela. Vou dar uma dica, eu vou me hospedar e peço um preço especial, então o GG me diz tá bom, me paga o preço de custo. Como ele sabe que na tabela dele há um lucro real de 70% é só me dar o desconto. QUAL É O PREÇO DA TABELA? Em algumas dezenas de participantes, só um me respondeu a esta pergunta corretamente. Quer tentar? 

Prometo não publicar os comentários que estiverem com a resposta errada, e vou dar uma semana para as respostas certas senão eu mesmo publico a cola rsrsrsrsr.

Brincadeira à parte na conversa que deu origem ao texto a colega estava me dizendo devido; há formação dos Gerentes, que na sua maioria é realmente Operacional, eles cobram o Revenue Management dos Gerentes comerciais, como o Comercial só usa uma ferramenta e é alimentada e controlada pela Administração Geral, (ou pelo menos devia ser) este não tem porque saber como se chega naqueles números, e entramos num ciclo vicioso. Um empurra porque não sabe, o outro faz mais ou menos porque nunca pensou em aprender.

Tudo o que eu pretendo é tentar que os Gestores Brasileiros saibam exatamente como se faz para: 
1ª os gráficos de resultados serem sempre ascendentes. 
2º não ficarem reagindo aos mercados e parecerem verdadeiros “joão bobo” por se tornarem escravos deste.
O Revenue Management antecipa tendência e te capacita a estar sempre na frente o suficiente para nunca ser surpreendido e ao contrário da maioria surpreender.

Um comentário:

  1. Considerando que o custo variável está neste custo total e adicionando um imposto de 5% de iss, o valor da tarifa é de R$ 343,00 (arredondado pra cima)

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