quarta-feira, 6 de junho de 2012

Liderança Comportamentos Comunicação


Não conheço melhor forma de liderar que a do exemplo, e a história Mundial nos mostra isso.
“Os mais queridos Generais diziam para seus exércitos sigam-me e muitos estudos mostram que era apenas essa aparente diferença nas ‘palavrinhas” entre sigam-me e sigam que fazia a maior senão a única diferença na maioria dos casos.
Hoje a correspondência não precisa mais dos estafetas dos correios, um click e nós estamos do outro lado o mundo em segundos, e pasmem todas estas facilidades que poderiam e deveriam ter vindo para agilizar, pioraram a comunicação entre as pessoas em todas as esferas.
Aprendi na escola e ouvia meus pais dizerem a todo o momento, toda a carta tem três pontas, a pessoas escreve, espera a resposta e depois esta é confirmada, normalmente assim se procedia e esperávamos o famoso carteiro.
Como achei que era implicância minha a falta de respostas iniciei um processo de me comunicar com pessoas e selecionar essa comunicação, quem não respondia não recebia mais correspondência, e fui trocando ideias com pessoas que eu preciso chamar de “Normais”, ou seja, as que levam qualquer assunto até onde ele deve ir, o final. Não me espantei quando foi quase unânime a informação de que, nenhuma destas esperava as respetivas resposta e que é comum hoje vermos correspondências deixadas pela metade. Eu estou há uma semana esperando uma gráfica confirmar o serviço de um serviço que aprovei, não sei se vão ou não fazer, não recebi nenhuma prova, e nem satisfação e o que é melhor sei que o e-mail foi recebido. Como estas empresas se queixam do mercado, porque será? Alguém pode me dizer, pessoalmente acho que é o tipo de empresa que não devia estar operando comunicação tanto interna como EXTERNA com o nosso cliente é indispensável, assim como indispensável é o agradecer, cumprimentos, parabéns convites ainda que recusados, etc. etc. etc.
Vamos ver a diferença, conheço o presidente de uma grande empresa, que tem um salário acreditem fora comum para cima ele ganha hoje mais e um milhão por ano, tenho por este Senhor uma consideração muito grande e isso parece ser recíproco, pois ele sempre me responde, aliás, coloco neste rol um Senador da República com quem me comunico quando preciso. Mas dia 4 foi o aniversário de meu Amigo (presidente) eu o cumprimento pelo aniversário há cerca de oito anos, e todas as vezes ele responde em 5 ou dez minutos, dia 4 cumprimentei-o e a resposta não veio, achei estranho e como se trata de uma pessoa querida e cujo procedimento não é esse, eu iria procurar saber dele, mas aguardei por dois motivos, a ocupação dele, e o meu dia que foi bastante produtivo. Não me espantei quando dia 5 – ao amanhecer quando liguei o celular não me espantei ao receber o som de mensagem e ver que era dele. Acreditem este ocupado Senhor me respondeu ao cumprimento um pouco depois da meia noite. Entendem qual a diferença entre quem tem e não consideração pelas pessoas? Eu não ganho em 10 anos o que ele ganha em um, eu não faço a mínima diferença na vida dele, apenas tenho por ele consideração, e isso ele considera o ser Humano.
Eu chamo a este detalhe em qualquer circunstância EDUCAÇÃO, a pessoa que é educada tem sucesso e é considerada, mas não esqueça que você não vai ser respeitado enquanto não aprender a respeitar. Quando queremos que alguma coisa mude em nossas vidas, precisamos em primeiro lugar Mudar para as coisas acontecerem. E educação principalmente é algo sem o qual estamos fora da sociedade, não importa quem sejamos.

Um comentário:

  1. SEJA A MUDANÇA QUE QUER VER NO MUNDO

    Essa foi a frase que me veio a cabeça quando terminei de ler a postagem.

    Com a quantidade de informação que existe hoje as pessoas acabam desinformadas, e com a facilidade de comunicação hoje as pessoas não mais se comunicam.

    Até parece que quando ha dificuldade o ser humano prefere, pois são nas dificuldades que brilha o ser.

    veja a quantidade de mestres que haviam a 100 anos atras e veja a quantidade de mestres que existem hoje (de veras).

    ResponderExcluir