![]() |
Restaurantes se Administram com o fundamento no Revenue Management |
Os participantes de nossos cursos
são informados disso e tentamos deixar claro o porquê disso, mas há aquela
realidade, com a qual não concordamos pelo menos quando ela continua sozinha,
perguntados porque fazem isso vem aquela resposta de “especialista” todo o
mundo faz, então todo o mundo está em Crise, claro que ela não é realidade para
os profissionais que conhecem a ciência do RM e a praticam como deve ser que
infelizmente para a maioria, trata-se aqui de uma imensa minoria.
É natural que encontrarmos praças
que se segmentam e fazem a chamada “cesta competitiva” há até cidades onde o
próprio site da ABIH ou do convention local disponibiliza um espaço próprio,
isso é algo com várias configurações mas fica mais ou menos com o aspecto da
figura abaixo:
Normalmente os auditores noturnos
se comunicam e passam entre si os dados que são computados dia a dia. É
interessante, é uma informação, mas convenhamos é uma informação do PASSADO – e
o Revenue management é proativo,
e nunca reativo, no quadro acima a gente sabe (?) o que aconteceu, mas, já aconteceu.
Para nós a informação importante
é a que nos informa onde estamos, e é bom que tenhamos claro para onde queremos
ir. Então o “CompSet” ou cesta competitiva que nos interessa é um Market Share
que nos mostre exatamente qual a posição em que estamos e assim tomarmos
medidas para atingir nossas metas no mercado em que estamos inseridos. Então
teremos algo assim:
O Segundo quadro nos permite
saber se estamos perdendo ou ganhando, podemos descobrir os porquês e
determinar o que fazer para chegar onde realmente desejamos.
Precisamos de uma visão que
traçar estratégias para atingir as metas, e não fatos consumados onde temos
apenas a informação do que aconteceu.
O primeiro procedimento tem razão
de ser desde que nos forneça os dados para o 2º este sim nos faz tomar atitudes
que nos levem às metas.
Metas são pessoais e cada empresa
tem as suas. Podemos analisar e opinar, mas é a empresa que deve ter claro o
que deseja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário