Todos os que em algum momento leram minhas postagens sobre o
assunto sabem que não sou a favor das comissões cobradas por certas Operadoras
e ou OTAs. Mas, é muito claro que elas só cobram porque alguém paga, e usam as
mais variadas desculpas para “justificar” um custo injustificável, mas toda a
moeda têm duas faces as oportunidades nos colocam frente a frente com ambas,
logo temos que entender suas razões e embora isso ainda não justifique os
valores, mostra que há certa razão para um custo majorado, que fique claro que
continuo não estando de acordo com as operadoras, mas quem paga tem muito mais
culpas do que deveria.
Tenho criticado ou pelo menos comentado sobre as deficiências
de comunicação por parte dos hoteleiros Nacionais, lido com hotéis e seus
gestores nos 27 Estados do País e infeliz e lamentavelmente posso contar nos
dedos aqueles que tratam um e-mail (carta eletrônica) como deveria, com uma
célere resposta. Pasmem uma das pessoas que responde a e-mails corretamente é
presidente de uma rede em expansão e ela já não é pequena e esta não é sua
ocupação principal, outra destas pessoas é Diretora de uma pequena rede e ali
todo o comercial é célere, os restantes são Gerentes normais, mas, acreditem
cabem nos dedos das mãos.
Agora já se estão perguntando por que os operadores cobram
tão caro? Eles precisam usar o telefone quando um departamento comercial
operante deveria responder imediatamente a E-mails (e se mostra inoperante) onde esta necessidade está expressa no
assunto, como a resposta não acontece e eles lidam com CLIENTE a razão de ser
de ambos os lados e como ninguém responde o fone ou seu custo que no Brasil é o
maior do mundo é repassado para o hotel.
É claro que isso não justifica comissões de até 30% mas eles
cobram e só o fazem porque por incompetência alguém tem que pagar que pague o
menos capacitado. Não vamos esquecer que este argumento não vale para OTAs
porque em sua maioria trabalham totalmente online.
Publiquei recentemente um estudo de uma consultoria Americana
em conjunto com outras Nacionais onde podemos ver que nos EUA país que o Brasilgosta de imitar vem diminuindo o uso de OTAs. Desde 2014. E pessoalmente
acredito que vão ficar no mercado aquelas que passarem a respeitar valores
considerados justos que não são os que são cobrados hoje pela maioria. Até
porque seus custos com mão de obra são mais reduzidos além-claro da velocidade
com que eles processam.
Mas de uma coisa não há dúvida, a comunicação por parte dos
Hotéis é cada vez pior e isso é nítido em todos os lugares por onde se passa é
uma unanimidade e tende a piorar, em parte porque a seleção é muito falha,
depois os empresários dizem que treinamento é custo e estão em época de
redução, e para terminar quando reduzem fazem-no na contra mão da lógica
diminuem pelos departamentos operacionais, e nem preciso dizer que isso é
contraproducente. Fica o alerta TREINEM, ou...
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