O meu artigo é uma resposta a
este, http://goo.gl/pWHi1C e alguém vai ler e dizer há mas os tempos! que
tempos que nada é questão de profissionalismo ou incompetência ou mesmo falta
de conhecimentos básicos.
Com o tipo de profissional a que
o artigo se refere, os hotéis não fecham as portas e as crises nos fortaleciam, nelas nós criávamos processos que nos permitiam atravessar tempos difíceis sem perder porque dos nomes citados todos têm entre 10 e 20 anos mais que eu, e tenho 60.
A moçada não está preparada para
gestão, nem menos para operação, e maioria dos gerentes de A & B não sabe a
quantidade de produto cru consumido por pessoas num Buffet que sirva 500 a 1000
refeições diárias. Não sabe portanto o custo da refeição, e ainda que saiba,
digamos que é R$: 18,00 de custo. Ele quer ganhar
30% e vai vender por – R$: 23,40 e eu digo ao sujeito, amigo se você quer
ganhar 30% o valor de venda para esse custo tem que ser de R$: - 25,72 – e o
que ele vai dizer? Como assim! Mas você que está lendo faça a conta tire 30% de
25,72 e veja onde chega. Mas o mesmo fenômeno se passa com 98% dos diretores e
Gerentes Gerais essa infelizmente é uma estatística que me é dado ter em função dos cursos que ministro.
Dos nomes citados, ícones da
Hotelaria Nacional eu aumentaria dois ou três ativos, não o faço porque não
pedi autorização e acrescentaria um que embora seja um dos maiores Ícones da
Hotelaria Mundial, atuou muito no Brasil, que é Manoel Fernandes Hierro, o próprio Guilherme Repanas citado no artigo deixou de atuar há cerca de dois anos, há poucos como ele no País infelizmente.
Leram o texto que originou este
comentário? A diretora que queria um “gerente que corresse” ela como 90% dos
empresários e CEOs do Brasil não sabe qual a função de um gerente geral, há
pouco tempo perguntei em um curso fechado onde havia gerentes de uma só rede e
que se queixavam dos baixos salários o que eles faziam no dia a dia, e ficaram
indignados quando eu disse a triste verdade – “Vocês ganham muito mais do que
eu pagaria”. Então surge aquela frase imbecil “como assim”!! Nunca paguei mais
da metade do que vocês ganham a uma tesoureira e sempre tive esse cargo em
minhas gestões, e as funções que vocês desempenham segundo o que me contaram é
de Tesoureiro (a). Claro que numa dificuldade, a que para imitar a maioria
chamo de crise esses meninos deslumbrados com o cargo que não exercem perdem o
emprego isso quando a unidade que deveria ter uma Gerência não fecha. Mas é
natural, afinal não tem gestão.
Há menos de três anos dei um curso num Hotel no Sul do País, por tudo o que aconteceu desde o minuto que eu cheguei até ao meu check-out eu disse à gerente, se não mudar esse quadro vai fechar. Não, não era uma praga era a constatação de fatos por um profissional com experiência internacional e que já uma vez eu havia tirado a maior atração daquele mesmo hotel, eu gerenciava um em frente e criei uma feijoada, eles tinham a mais famosa da cidade, após 5 semanas ele pararam de fazer feijoada. Isso é falta de profissionalismo são bons quando não aparece alguém melhor ou apenas um profissional quando têm que enfrentar um de nós, desistem. Mas hoje o Hotel está fechado.
Há menos de três anos dei um curso num Hotel no Sul do País, por tudo o que aconteceu desde o minuto que eu cheguei até ao meu check-out eu disse à gerente, se não mudar esse quadro vai fechar. Não, não era uma praga era a constatação de fatos por um profissional com experiência internacional e que já uma vez eu havia tirado a maior atração daquele mesmo hotel, eu gerenciava um em frente e criei uma feijoada, eles tinham a mais famosa da cidade, após 5 semanas ele pararam de fazer feijoada. Isso é falta de profissionalismo são bons quando não aparece alguém melhor ou apenas um profissional quando têm que enfrentar um de nós, desistem. Mas hoje o Hotel está fechado.
Faz-se necessário colocar os
Jovens ao lado de Grandes e tarimbados Gestores para que eles sejam os gestores
de amanhã. Às vezes a gente escuta dessa molecada, eu não passei 4 anos em uma
faculdade para ser Recepcionista. Amigo eu era e já tinha 3 só que eu não
estudei 4 anos e sim 14 e não passei 4 numa faculdade e sim cinco, foi quando
alguém me disse, você vai dirigir uma rede, vamos aprender como isso se faz,
então o ano que vem você volta, e me trancaram 1 ano dentro de uma sala.
Aprendi, o então no inicio Revenue Management a filosofia de gestão que me
permite dizer e provar: “não há hotel que não dê lucro, há hotéis mal
Administrados.”
E quando trabalhamos para
empresas com empreendedores ou Gestores de Verdade não precisamos provar nada a
ninguém deixe que os números falem por si e eles não falam, Gritam. Meu recorde
está em levar um custo de 5 e uma receita de 5,5 em um ano eu SUBI os custos
para 11,5 e faturei 33,4 – para fazer isso você precisa conhecimento, e não se
faz isso ao fim de 5 anos de Faculdade, precisa muito mais e ter trabalhado ao
lado de alguns dos melhores do Mundo como o citado Hierro.
De onde eu vim e onde aprendi não
há GG – há Diretores Gerais é para isso que somos treinados, para Dirigir uma
ou mais empresas e dar RESULTADOS. e nunca ninguém chega num cargo desses sem
saber fazer tudo absolutamente tudo o que os seus subordinados precisam fazer. Como você vai julgar algo que não sabe
fazer? Como vai dizer que está errado se não sabe como se faz o certo? É
Incoerente.
Vamos repetir o texto original –
“Hotelaria não é só dar lucro mensal ao
quotista, acabando com o patrimônio físico e humano, o nome do hotel, a
clientela (que eu sempre preferi e prefiro chamar de Senhor Hóspede). É seduzir, encantar, surpreender o (SENHOR
HÓSPEDE) cliente. Mantê-lo a vida toda
feliz, conosco”. – Eu costumo recomendar, faça o quanto antes ele dar uma
grande exclamação pelo que você ofereceu e
nunca o perderá.
Quando a sabedoria fala por si – “.Dizia Mr. Percival Ghion e sua esposa
Mrs. Tracy Ghion, consultores/gerentes anglo-canadenses, nos anos 70, no
Guarujá, que hotel se compara a uma gaiola. Mas quem canta é o passarinho.
Quanto mais horas de gaiola e de canto, melhor a melodia”.
Querem nitidamente acabar com a
hotelaria, em nome de novos tempos que precisamos traduzir por incompetência e
despreparo. Mas na minha carreira tenho muitas vezes belas surpresas e
louváveis, estive à poucos dias em um Hotel no Rio de Janeiro onde “As
dirigentes” duas meninas com menos de 30 anos, apresentam belos resultados e
dão belos exemplos de gestão, e não se cansam de procurar informações. Elas
merecem o Hotel é delas, e se elas quiserem pelo caminho que trilham o primeiro
de muitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário