http://goo.gl/bf9RvR |
A INTRODUÇÃO - Calendários preliminar 2015
Desde os meus tempos de aluno de Escola Hoteleira, ou seja, meados dos
anos setenta, que venho sentindo um enorme vazio no universo das obras
publicadas em português relacionadas com Gestão Hoteleira.
Aqui e ali se encontram algumas publicações, mas insuficientes para as
efetivas carências do mercado.
Sendo o Brasil um país cuja atividade em franco crescimento é a do Turismo,
seria desejável que as Escolas e as Universidades Hoteleiras promovessem a
investigação e a consequente produção de obras de referência, como sinal de
desenvolvimento e de progresso, assumindo assim a vanguarda do conhecimento e
da inovação.
Neste particular é, de fato, desoladora a comparação com as excelentes
publicações existentes por esse mundo fora.
Não pretendendo preencher esta lamentável lacuna, este pequeno trabalho
resulta, na sua essência, de conhecimentos adquiridos no quotidiano do apaixonante
e intenso mundo da atividade hoteleira em que a vivência diária no terreno das
operações ensina-nos as leis do bom relacionamento humano, das técnicas mais
adequadas e das decisões sensatas.
No plano profissional tenho tido o privilégio de colaborar na direção de empresas
de naturezas diversas, desde simples unidades de negócio até complexas
operações hoteleiras e na área do ensino tenho colaborado ao longo da última
década para o aprimoramento Hoteleiro profissionalizante e maior divulgação de
Norte a Sul do país.
Nossa primeira obra foi a apostila sobre Revenue Management, um termo de
moda muito pronunciado e após travar conhecimento com o que o mercado ensina
sobre o assunto percebemos que o Revenue Management no Brasil tem tudo para
acontecer. Na sequência nasceu a primeira obra sobre o assunto uma publicação
que teve a coautoria do Amigo e sócio Cezar Nogales. Foi ele ainda quem me
disse um dia: “Rui faz algo sobre gestão de restaurantes ver se essa turma lê
estuda e passa a gerenciar e dirigir em vez de terceirizar". Nascia então “Gestão
de restaurantes fundamentada no Revenue Management, uma Filosofia de gestão
crítica analítica e complexa que vai muito além da distribuição com sistemas “bonitinhos”,
sofisticados e Obsoletos além do seu preço exorbitante.
A mistura destas experiências a par da leitura de algumas conceituadas
obras de Gestão Hoteleira foram fatores determinantes no desenvolvimento e na concepção
desta pequena obra.
Trata-se de um livro eminentemente técnico que visa, através de uma
linguagem simples, ilustrada com exemplos práticos, apoiar os estudantes na
caminhada da sua formação e os profissionais de hotelaria na consolidação ou na
reciclagem dos seus conhecimentos.
E como costumo dizer, aproveite esta obra e pare de terceirizar
restaurantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário