quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Custo ou Investimento

Ouvimos a toda a hora, nesta “crise” é hora de cortar despesas. Será? Em princípio a maioria dos que pronuncia “des-pe-sa”, nem sequer sabe o que isso é. Há uma grande diferença entre CUSTOS – DESPESAS – e INVESTIMENTOS.
Quando falamos de capacitação, preparo para incrementar e otimizar resultados a tal “economia” é na verdade a “base da porcaria” é aqui que o empresário ou gestor inicia realmente a sua crise particular. Em treinamentos e capacitação você não gasta, INVESTE.

Estava ouvindo o “Bom Dia Brasil” quando esta ideia surgiu, e isto se deu porque alguns empresários na contra mão da maioria resolveram capacitar e contratar mais funcionários e o argumento da empresária entrevistada era bem simples, como eu vou triplicar as minhas vendas demitindo funcionários?

Além de colaboradores qualificados, muito provavelmente há outras medidas para que esse “triplicar” do faturamento aconteça e com certeza nenhum deles vai significar o triplo da rentabilidade.

No caso da nossa Indústria isso não muda muito, embora a ocupação tenda a cair da casa dos 60% para algo como 40% alto, há duas coisas que precisam ser compreendidas, não precisa contratar mais funcionários, mas precisa distribuir melhor seus serviços e capacitar os que tem para trabalharem mais felizes, conhecerem mais sobre o que fazem e principalmente entender porque devem fazer assim. Operação eficiente e com gente satisfeita é contagiante e a notícia se espalha, e os clientes vêm conferir.

Precisamos entender onde está o nosso ponto de equilíbrio e este deve aparecer entre 29,7 e 33,2% de Ocupação, obvio que é imprescindível conhecer a diferença entre ocupação a simples divisão entre os apartamentos ocupados pelo total de disponíveis e aquela ocupação que paga as contas. Que no meu caso ela se fixa em torno de 35% nunca passa desta marca, mas sempre trabalho com 34 Altos, (quase 35%), só que rentabilizo sempre mais que a maioria.

Um dia destes após um dos Cursos de Yield e Revenue Management um dos frequentadores me disse: “Sr. Rui vou dobrar o meu faturamento” ao que eu respondi não se preocupe com isso dobre apenas a sua rentabilidade.
Treine, Capacite, e principalmente tenha certeza de que isso é feito por quem repassa o que faz e não por oportunistas de plantão.




Despesa Custo ou Investimento? Observe a imagem, são canetas e os modelos se repetem pela maioria dos usuários deste tipo de brinde, há uma diferente, ligeiramente separada, acreditem, a escrita dela é especial e tem a marca de uma das redes Nacionais que mais cresce e de forma arrojada no momento. Não a diferença no preço não é custo é Investimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário