quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Gestão Hoteleira – Otimizando Resultados

Consultoria Hoteleira Plena e Revenue Management
No fim do ano, ou melhor, dizendo de Setembro em diante já é “o ano que vem” é nestes últimos quatro meses que planejamos, ou usam planejar o ano seguinte, quando o Gestor ou Gestores conhecem e seguem a filosofia de Gestão mais rentável que a hotelaria tem, o Revenue Management, isso não se faz necessário, pois que, o processo vem sendo projetado e o trabalho de reajuste é menor e facilitado pela evolução e prática de projeção, estaríamos hoje usando dados para até outubro de 2018.

Este detalhe evita longas reuniões onde se decida fazer algo depois, decisão sem ação é igual à inanição, se o processo vem acontecendo que a reunião se torne em uma agradável confraternização de fim de ano para comemorar bons resultados, pois que o Revenue Management não conhece outros.

No nosso caso não trabalhamos com projeções menores de cinco anos, é claro que isso requer atenção, mas principalmente conhecimento. O processo além de seguro nos diz onde estamos e onde vamos chegar sem muito esforço, (afinal, quando não se tem certeza de onde queremos chegar, onde quer que cheguemos está bom. Ou não)! Para o profissional experiente, se você está se iniciando entenda que todo o início é um pouco mais trabalhoso, mas no caso do Revenue Management, uma prática diária e continua, não inicie se não quer ter trabalho, afinal, há sempre a possibilidade de culpar alguém pela nossa inoperância. Ou Usar o Sistema como se deve e ter SUCESSO, este é o “castigo” de quem entende e pratica esta Filosofia – O SUCESSO.

Hoje, com mais de 30 anos de uso desta Filosofia de gestão podemos afirmar sem medo de errar, rentabilizamos qualquer hotel ou rede hoteleira em no mínimo 30% em um ano, e o mais interessante, não é um milagre. Como tudo o que acontece em nossa vida depende de nós, basta que se faça o que tem que ser feito quando tem que ser feito, no lugar de procurarmos desculpas, para o que é sempre e só algo que dependia de nós, e deixamos de fazer.

Depois de pregar a filosofia do Revenue Management no Brasil por mais de dois anos começamos a ver os bons frutos da divulgação que temos feito. No último curso estavam presentes de um só grupo hoteleiro um Diretor Geral, pois é ele que aprova ou não o que deve ser feito e é essencial que entenda porque deve ser assim e a que resultados leva; um diretor de operações e um administrativo financeiro, além de três Gerentes Gerais, cada uma destas pessoas tem o seu papel fundamental no processo e é necessário que parta deles. Havia ainda gerentes comerciais, é essencial que eles saibam como as coisas nascem e porque existem as limitações que muitas vezes não entendem inclusive a recusa de determinados eventos em detrimento de outros.

Afinal, para quem não sabe ainda o Revenue Management é: Muito Analítico e pouco comercial. 

Em alguns cursos que ministrei e onde participaram gestores, alguns me disseram e não foi um nem dois, “mas senhor Rui isso nós fizemos”, eu sempre perguntei: tem certeza? E eles normalmente apontam uma diferença entre o que fizeram e o que eu sugeri que façam. Normalmente é essa a pequena diferença aparentemente sem importância que pode me dar mais oito ou dez milhões ao fim de um ano de operação, bem afinal não é tanto assim!!!! ... (para mim é).

Tive notícia um destes dias de um grande profissional que foi convidado para uma entrevista, a rede que solicitou sua presença precisava segundo a direção de um gerente geral de vendas. O profissional perguntou, naturalmente porque eles procuravam esse elemento, e a resposta foi a que supúnhamos: “precisamos rentabilizar o nosso resultado” – como estavam na presença de um grande profissional, e principalmente um profissional honesto, ouviram exatamente o que precisavam ouvir: Os senhores precisam de um Gerente geral, no caso diretor de operações, otimizar resultados envolve ações que não são de alçada e nem é suposto que um Gerente Comercial conheça, o gerente comercial precisa saber a melhor forma de colocar no mercado o seu produto, otimização de resultados de um grupo, como era o caso depende de Gerentes Gerais de cada Unidade e do Diretor de Operações.

Muitas vezes me perguntei, porque tinha, quando gerente de Hotel resultados que eram superiores ao de colegas que aparentemente, ou pelo menos em teoria, tinham tanto conhecimento como eu, descobri, com o passar do tempo e já em consultorias que era verdade, o conhecimento deles era quase igual ao meu;

O fator preponderante é que o meu sucesso não é fruto apenas desses conhecimentos, e sim dos métodos que uso para coloca-los em prática e passa-los aos colaboradores.

É nisso que reside a diferença, que muitas vezes é a culpada entre o lucro e o prejuízo.

Estamos com cursos de Revenue Management para as cidades de: Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Fortaleza, Aracaju e Belo Horizonte e Maceio. Neles vamos nos empenhar em ensinar o COMO FAZER ACONTECER, ou seja, o detalhe que falta. Consulte sobre datas e locais: consultoria@institutodegestaohoteleira.com.br

Mais Informações sobre nossos Cursos

7 comentários:

  1. Olá, senhor Rui!
    É de extrema importância que as pessoas que decidem dentro dos hotéis conheçam esta filosofia (Gerentes e Diretores). Pois só eles poderão implantá-la!
    Abraço e parabéns pelo trabalho!
    Eduardo Vasselai Farina
    Farina Park Hotel

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    1. Como deve ter percebido é o que tento deixar claro em nossos cursos, é uma filosofia de Gestão, portanto de suma importância ser conhecida pelos Gestores com poder de decisão.
      Cumprimentos
      Rui Ventura

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  2. Com certeza o conhecimento em Revenue Management (Gestão de Receitas) proporciona aos gestores uma ampla visão da contabilidade hoteleira, facilitando a tomada de decisão por parte de diretores, gerentes e/ou responsáveis pelo hotel.
    Curso sensacional e esclarecedor...obrigado pela oportunidade, Dr. Rui.
    Um grande abraço e até a proxima!

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  3. Excelente o conteúdo do curso.
    Esclareceu inúmeras dúvidas que eu tinha.
    Obrigado pelo curso Dr.Rui..
    Quem quer trabalhar com RM TEM que passar pelo curso dele!
    Abs
    Thiago

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  4. Obrigado por seu parecer Thiago Barbosa, e espero realmente que os meus quase 40 anos de experiência com essa filosofia de gestão possam colaborar com suas consultorias futuras. Suas palavras são importantes até por saber que já passou por outros cursos ditos de Revevenue Management no mercado e estava exatamente procurando respostas para perguntas que ficaram sem. $uce$$o e conte conosco no que se fizer necessário.

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  5. O Curso de Revenue Management, tem o conteúdo muito enriquecedor.
    R.M. é uma ferramenta, muito usada nos EUA e na Europa, Ainda pouco explorada no Brasil. Tem muito o que ensinar à Hotelaria Brasileira.
    É um curso voltado a gestores, e que amplia e fortalece a gestão e controles internos.
    Vale a pena fazer e aprender com este curso.

    Parabéns Rui, pleo trabalho que vem desenvolvendo junto aos hoteleiros.

    Um abraço.

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  6. Obrigado Rosana, mas leia o livro e quando chegar ao fim terá a certeza que está realmente na presença de uma, para mim a mais completa filosofia de gestão que existe, para toda e qualquer empresa onde possa ser implementada.
    Obrigado por sua presença e participação

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