quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Áquia Administradora de Hotéis

Administrando por Competência
Temos hoje no Brasil muitas administradoras de Hotéis e talvez a maior do Mundo, o modus operandi delas é mais ou menos compatível e suas características muito semelhantes. Conheço algumas de menos relevância que não conseguem sair muito do sistema “despindo um Santo para vestir outro”, ou seja, no conjunto dão lucro, mas se fracionar em alguns casos a maioria das Unidades não de mantem. Claro que para nós da Áquia é incoerente o Slogan que veio da Águia Consultoria está intrinsecamente ligado a tudo o que fazemos em Administração Hoteleira, “não há hotéis que não deem lucro. Há hotéis mal administrados”. E é assim e só assim que entendemos a Hotelaria, uma Indústria complexa, porém sempre lucrativa para Hotelaria não há crise. Há modelos de gestão que levem ao Lucro em situações diferentes.

Até por isto nós da Áquia não compactuamos com as remunerações naturais das administradoras hoteleiras tradicionais, o valor a desembolsar mensalmente pelo empreendedor é realmente irrisório jamais pagaria um Gerente competente, a diferença está em que nossos honorários proveem do GOP. Para quem não está familiarizado com as siglas se o Empreendimento não der lucro nós não recebemos. Por isso precisamos dar lucro.

Outra modalidade pouco difundida e cada vez menos usada são os arrendamentos, Não é exatamente o nosso forte, porém eventualmente estudamos possibilidades e até os viabilizamos. Porém os proprietários precisam ter alguns cuidados. Vamos tomar por base um desses milhares de Km de Litoral que temos e estão altamente sujeitos a sazonalidade, fazendo contas a ocupação média anual fica em torno do 40% e embora não precise ser deficitária é muito baixa. É comum estes lugares serem dotados de charmosos, mas pequenos empreendimentos tipo 20 ou 30 UH’s um concorrente aluga sua propriedade qual você acha que é a atitude normal de quem está e não pretende sair? Entrar em negociação. 

Afinal eu já tenho uma estrutura e 40% de Ocupação para que eu quero a segunda. Simples eu transformo a Minha em um estrutura com 80% de ocupação, desvio os Hospedes da Locada para a Minha. Depois tenho como sempre duas alternativas. Uma e a mais fácil a famosa lei do menor esforço. Pego a locada chego num acordo e devolvo. De lá tirei tudo o que me interessava. 2ª faço nova clientela para a propriedade locada, sem me preocupar que tipo tudo o quero é “livrar” o aluguel. Ou seja, na melhor das hipóteses eu baixo tanto o nível da propriedade locada que melhor fora entregar. Este é um dos grandes perigos da locação.


A Administração nos dá mais seriedade aos negócios, e no nosso caso remuneração é insignificante se não houver lucros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário