terça-feira, 14 de agosto de 2012

Gestão de Pessoas Custos e Treinamentos

Tenha sempre em mente, SIGAM-ME dá muito mais resultado do que:  FAÇAM.

Em um de nossos cursos, apresento a diferença por alguns já conhecia entre Custo, Despesa e Investimento.
Falo dela porque entre outras coisas há a tendência de um gestor chegar para assumir o novo cargo e usar a caneta como redutor de custos, aproveito e chamo a atenção para tamanho da incoerência, já pensaram em quanto e por quanto tempo a folha de pagamentos é onerada com tal atitude? E isto muitas vezes ainda é o se somenos importância, se o novo gestor veio realmente para somar, ao final de três no máximo quatro meses, aumenta rentabilidade melhora e acrescenta serviços e isso demanda mão de obra. Isto vai gerar novas contratações, agora vamos ao pior da questão.
Esta nova mão de obra, supostamente mais qualificada é, em sua maioria desconhecida, senão do gestor, da empresa, há o período de adaptação e este pode mostrar que precisamos procurar ouro colaborador para o cargo, ou seja, uma das piores imagens que o prestador de serviço pode passar é a alta rotatividade dos colaboradores que lidam com os Senhores hospedes. Chegamos assim à conclusão que funcionário não se demite, se otimiza, é mais barato um treinamento efetuado por profissionais que tenha conhecimento em operação e Administração por atuação na área do que o “turnover” constante como muitas empresas e não só Hotéis fazem.
Para a hotelaria é imprescindível que o contratado GOSTE DE GENTE, há ótimos profissionais que podem ser usados em cargos administrativos, mas jamais em cargos onde se faça necessário o contato com o Senhor Hospede, e vamos levar em conta que alguns cargos administrativos teem contato com empresas e pessoas e embora pareça estranho há muito mais gente do que parece que não devia exercer esses cargos, porém nem sempre são descartáveis, ou demissíveis.
Há duas formas de evitar este problema, Não o criar, é a melhor delas para isso de forma alguma pode o processo de admissão ficar apenas e tão somente a cargo de algum profissional que não seja eminentemente hoteleiro.
Porém se o problema já está se instalando, é com certeza muito mais barato treinar e otimizar os que já estão do que ficar substituindo.
Acreditem demissão além de Caro, é muito mais caro do que a maioria dos Gestores imagina já que há muitas ouras implicações.
Treine – Aperfeiçoe – Otimize – Não demita como solução e sim como exceção. 
**Alguém sabe me dizer porque a Águia voa tão alto e fica por lá "se exibindo"

2 comentários:

  1. Demissões como redutores de custos é o mesmo que dizer: lavem os copos de plásticos para reduzir o custo

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    1. E até parece que nós nunca vimos isso né? A praticidade sem resultados reais. Ou diria a falta de saber o que mas principalmente COMO fazer. Vamos lá.

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