quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Atendimento – Hospitalidade – Serviço

Vamos escolher ser hoteleiros. Bem, você poderia escolher medicina, engenharia, arquitetura ou qualquer outra coisa, mas que ser hoteleiro? Ok, então já que assim é responda a estas perguntas:


     v  Você gosta de gente?
     v  Tem facilidade em fazer e cultivar amizades?
     v  Gosta de receber amigos em sua casa?
              v  Gosta de servir? (e isto não significa ser servil)


Vão descobrir com o andar do tempo e o passar dos anos, que quando chegamos aos 50 e passamos de ½ século de existência, passamos a ter muitas histórias para contar, umas porque vivemos, outras porque presenciamos, outras porque trocamos idéias com amigos e aprendemos alguma coisa, aprende-se sempre com as outras pessoas, desde o morador de rua, até o presidente da república.
Vamos ver o que é gostar de servir, só uma pequena passagem:
Eu estava passando uns tempos com minha família na cidade onde eles teem uma confeitaria, eles recebem o jornal diário, por uma questão de logística este vai para casa e não para a empresa, pois o ardina passa muito cedo.
Descobri que uma das pessoas que toma café praticamente na abertura da casa, gostava de ler o jornal que ou ia ou não para seu destino dependendo de alguém de casa o levar.
Como ando de bicicleta sempre muito cedo, disse a eles, não se preocupem eu passo pego o jornal e o deixo na confeitaria.
Devem estar pensando, mas o que Isso tem demais? Nada, afinal eu saio de casa junto com meu irmão e normalmente pedalo das 6 às 9, mas às 07h30min havia uma pessoa que eu nem conhecia que tinha prazer em ler o jornal. Eu descobri isso e passei a dar a minha vota das seis às 07h28min e depois das 07h40min às nove. Simples assim, e se estava chovendo e eu não podia sair de “Bike” pegava um guarda chuva e levava o jornal. Precisava, não, eu fui embora e o jornal às vezes vai outras não, mas nunca à hora da pessoa que gosta o ler, poder fazê-lo.
Entenderam o que é gostar de servir, de atender, de simplesmente FAZER POR ALGUÉM SÓ PORQUE VOCÊ PODE E GOSTA. Isso é Gostar de servir.
Será que gosta de receber em sua casa? Você serve algo a seus convidados para beber ou comer? Circula entre eles prestando atenção a detalhes que identifiquem o que alguém está necessitando e adianta-se a isso? Ou caso sua sensibilidade não chegue a tanto deixa seus convidados à vontade para pedirem ou perguntarem?
Se você faria o que eu fiz com o Jornal da confeitaria dos meus irmãos, e se a sua resposta as perguntas seguintes foram positivas, tudo o que você precisa saber para ser um Grande Hoteleiro eu posso lhe ensinar. Se você achou tudo isso uma bobagem esqueça a hotelaria, você não serve para nada dentro de um Hotel. Ali precisamos no mínimo gostar muito de gente.
Se você dividiria no meio o seu tempo de exercício, e se tudo o resto você faria. Então já é um hospedeiro, e já gosta de servir daí para ser um HOTELEIRO é tudo uma questão de tempo de oportunidades e de quem vai ensiná-lo o que você realmente deseja e precisa aprender.
Há milhões de oportunidades na vida, nunca desperdice nenhuma, mas não se prenda à Hotelaria se o seu forte não é lidar com gente.
Tudo o que você faz, só será bem feito se for feito com AMOR. Então entenda mais um pouco de serviço e Amor ao próximo. Muitos me conhecem do Facebook, é raro o dia que eu não posto uma fotografia, que eu mesmo tiro, e tiro-a com o único equipamento de que disponho, (um celular) é raro o dia que não aparece alguém elogiando minhas imagens, acreditem eu Amo dar BOM DIA daquele jeito, me entristece não ter uma foto nova para dar bom dia. É o Amor com que eu faço isso que as pessoas sentem, eu nem sou fotografo nem tenho um equipamento que me ajude, no entanto sei o suficiente para saber que algumas daquelas fotos são Bonitas, mas a beleza é do que elas representam e não delas em si. Acreditem quando você gosta, coloca Amor no que faz é isso que invariavelmente o leva ao sucesso.
Serviço atendimento são coisas que podemos ensinar, mas gostar de pessoas não se pode ensinar, você gosta ou não gosta, eu sugiro que pratique o GOSTAR afinal você é uma pessoa.
AME-SE e TRANSCENDA ISSO OS OUTROS VÃO SENTIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário