quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Revenue Management (desmistificando aos poucos)



Terminamos mais um curso de Yield e Revenue Management onde
tivemos oportunidade de esclarecer grandes profissionais do
que é e o que pode fazer esta filosofia de gestão.

Revenue Management ou Yield Management (embora não significando e nem sendo o mesmo) são disciplinas de gestão hoteleira utilizadas no processo estratégico da definição de preço dinâmico, aplicado à estruturação de níveis de tarifas relacionados com a disponibilidade e/ou ocupação da unidade hoteleira.

Uma estratégia de RM bem implementada, implica ter como resultado a subida da ocupação, da diária média, do RevPAR, consequentemente um aumento significativo da margem de lucro, (diferença entre o custo e a venda de sua UH), se não se verifica o aumento substancial da margem de lucro, numa proporção superior aos outros citados, algo está muito errado. Não se tratando com certeza de uma Filosofia de Revenue Management - Mas de algo fracionado a que resolveram dar o mesmo nome.


Preços dinâmicos, as conhecidas tabelas "BAR" sobem, não descem, comissionamentos a OTAs e Agentes não são altos, sobem conforme as vendas. Não se pagam comissões altas para que eles vendam mais mas sim se aumentam os valores das comissões de acordo com o aumento de fluxo deles. Isto faz parte de estratégias sérias e bem implementadas do autêntico Revenue Management. O que baixa nas tabelas é o "CAR" não o "BAR".

A implementação estratégica desta cultura, deverá ser acompanhada pelo desenvolvimento das competências técnicas, práticas e funcionais das equipes responsáveis pelo seu desenvolvimento, iniciando sempre pelas Diretorias Administrativas e Financeiras e fazendo a escala descendente.

Nos cursos abertos de Revenue Management do IGH – Instituto de Gestão Hoteleira são desenvolvidas competências de base, intermédias e avançadas, com o objetivo de consolidar todas as vertentes necessárias ao bom desempenho de uma gestão para Grandes resultados e suporte ao correto procedimento em departamentos comerciais. Essas vertentes de conhecimento englobam áreas tão distintas como, comportamento do consumidor, psicologia, gestão financeira, matemática, estatística, vendas, marketing, liderança e gestão de equipas ou organização estratégica.

De forma a abranger todas estas competências foram definidos três níveis nos curso: Noções Fundamentais, Estratégia e Implementação, Ferramentas de Gestão.

O sistema de Revenue management abrange todo o Staff de um Hotel ou organização hoteleira, iniciando de cima para baixo – Suas análises por complexas são de responsabilidade da alta gestão e o Comercial e Frot Office é treinado para lidar com as tarifas dinâmicas que em grandes redes podem mudar a cada 5 minutos, mas os critérios precisam estar muito bem estabelecidos, pois sugerimos que estas alterações aconteçam para rentabilizar, em outras palavras, para aumentar a diferença entre custo e receita de forma consistente, progressiva e sustentável.

Lembrem-se que quem Administra fundamentado na filosofia do Revenue Management não é surpreendido pelos mercados e está sempre tirando partido deles.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

O Yield & Revenue Management

Consultoria Plena Especializada
e 40 Anos de Revenue Management
Yield e Revenue – Não são a mesma coisa, e não fora pelo YIELD seria impossível a existência do Revenue Management. Realmente tudo começou pelo primeiro e é nele que tudo se fundamentou, é dele e só dele “Yield” que tratou Taylor e Fayol, e então Henri Ford, sem que assim o nominasse iniciou a parte do Revenue Management de que o Brasil fala e que os “especialistas” brasileiros ensinam, (mas isto é uma pequenina parte do Revenue Management) vendeu o carro certo para o motorista certo no momento certo e pelo canal certo, e vendeu muito 15.000.000 –(15 Milhões) -  e isso ele fez em 19 anos. Menos de duas décadas.

Porém em minha opinião o grande segredo dele foi outro, e é uma magica a que eu chamo de (respeito pelo consumidor) chamamos na hotelaria de “fidelização de cliente”. E ele fez isso da melhor e mais consistente forma que eu conheço, onde quer que um carro da marca Ford andasse e tivesse qualquer defeito mecânico, ali seria encontrada a peça. Ele respeitava o público.

Mas o YIELD nada mais é que o estudo dos custos, da rentabilidade a partir dos custos, da análise do chão de fábrica, da maximização de tempos e padronização de funções logo, portanto do gerenciamento dos mesmos, daí o termo Yield Management ou Gerenciamento de custos, de rentabilidade.

E foi lá pelos meados da década de 70 que surgiu então, e a partir do Yield o Revenue Management.

Nesta época a AA – American Airlines teve sérios problemas de rentabilidade e a equipe econômica da empresa se debruçou sobre longas e intermináveis planilhas de custos, após muitos e exaustivos estudos chegaram à triste conclusão que se conseguissem reduzir os custos em 5% no final o resultado seria interessante, pois que lucrariam mais 3%. (mesmo depois deste conhecimento há quem diga que é preferível reduzir custos).

No meio desta equipe havia alguém mais calado e analista que começou a usar o mesmo raciocínio e descobriu que era muito trabalho e iria afetar a imagem da empresa com muitos cortes para pouco resultado. Porém se eles conseguissem enxugar os custos e maximizar as vendas em 5%, ou seja, precisavam crescer nos respectivos mercados em 5% eles passariam a ter lucros interessantes já que o aumento destes ficaria num patamar entre 20 a 50%.

Passamos então a descobrir que o correto é o Revenue Management – Vamos então com este aumento de receita (diluir os custos). Gerenciando as Receitas. Entendem agora porque Revenue manager é só uma parte?

Nesta época e por afinidade com esta equipe havia uma pessoa ligada ao Marriott e por isso esta foi a primeira rede hoteleira no Mundo e praticar o RM.

Há mais ou menos quatro décadas no Brasil uma fabriquinha de massas e biscoitos trabalhava num galpãozinho com cara de garagem grande de 160m² tinha uma maquina e 6 homens que a operavam na época contratou um rapazote, que era técnico de contabilidade, e este novo colaborador cônscio de seus afazeres registrou tudo como manda a boa disciplina e no final do primeiro mês fechou o balanço (era na mão) e mostrou para os então patrões que o empreendimento era deficitário.

Eles tinham ideia pediram para ele ajudar a cuidar e continuasse a fazer seu bem efetuado trabalho. No segundo mês a sena se repetiu e no 3º não foi diferente, aqui temos que lembrar que quando você quer que alguma coisa mude, precisamos mudar para a coisa, senão – nada acontece.

No final do 4º mês, este técnico de contabilidade já sabia que não podia cortar mais custos, a maquina precisava dos seis homens para operar, a água a luz e a farinha eram indispensáveis, com o balancete do 4º mês em mãos e tal como os outros negativo, o nosso amigo foi se demitir.

Esta demissão mudaria para sempre a história de sua vida, os Amigos que o haviam contratado disseram (M) fica aí vê o que você consegue que esse mercado é promissor e a partir de agora você não é mais nosso funcionário é sócio em partes iguais com a diferença que, como você está ativo vamos manter seu salário. Saiu a sorte grande a este pequeno grande empresário agora sócio de uma empresa falida ou a falir.

Este senhor parou e começou a pensar, sabia que os custos estavam em ordem não podia mexer em mais nada e começou então a olhar para o mercado.

Saímos então do Yield e passamos para o Revenue Management.

Bem, como ele fez eu explico nos nossos cursos, (foi realmente o mais puro simples e complexo Revenue Management) mas 20 anos depois ele era dono de uma marca líder no mercado tinha uma fábrica com 900 funcionários num terreno de 30.000m², e como eu sei de tudo isto que este rapaz hoje um senhor com oitenta e alguns Anos fez um de meus cursos, e no final me contou sua história e disse: Senhor Rui coloque aí nos seus slides que Fábrica de Massas e Biscoitos também deve ser administrada pela filosofia do Revenue Management. 

Tanto coloquei, como coloquei ali a foto e o nome da fábrica, o começo dela lá no galpãozinho de 160m². Foi uma honra dar um curso para um dos homens mais bem sucedidos que conheci pessoalmente.

Contei a história por dois motivos – 1) para que entendam que Yield e Revenue são coisas diferentes. 2) para que fique claro que sem um bom sistema de Yield o RM não funciona, vou mais longe, nada funciona.

Como veem, a menos que exista no mercado algum sistema de gerenciamento de hotel que tenha um centro de custos integrado ou onde seja possível colocar este com todas as suas subdivisões, não há sistema que dê suporte ao verdadeiro e rentável Revenue Management, então sem fantasias. É uma Filosofia de Gestão séria, Crítica funcional competente e simples, mas não é fácil e nem se consegue com milagres, exige CONHECIMENTO.


Eu por exemplo como gerente de grandes hotéis e aqui falo de hotéis com mais de 500 apartamentos, trabalho com tabelas dinâmicas ao que vocês chamam comumente de tarifas flutuantes, mas se uma tarifa que pode variar, e na minha mão varia 200 vezes por dia num hotel de 800 UHs é flutuante, vamos mudar o Aurélio. É sim uma tarifa DINÂMICA. No meu tempo de gestão sem informática eu fazia duas contas numa calculadora qualquer, com o Excel eu mudo o dado em uma célula e isso é DINAMISMO VELOCIDADE E AÇÃO. Só é possível num sistema de Revenue Management devidamente fundamentado, e este independe de sistemas caros e na sua maioria obsoletos – Para mim sempre obsoletos, chego lá mais rápido e bem fundamentado que qualquer sistema que conheço. E o que é melhor - Meu sistema não falha. (posso eu falhar ele não)

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Revenue Management para Todos/ Desde que bem fundamentado


Como eu digo sempre - Conhecimento e uma boa planilha de Excel, Mas precisamos do Conhecimento. Eu falar disso é quase intuitivo pois há 42 anos nunca usei outro sistema, não havia computadores pessoais, não havia Excel, não havia smatfones. Mas fazia-se necessário o CONHECIMENTO
e sem este, desculpem mas não há sistema que rentabilize nem com nem sem RM Precisamos conhecer COMO FAZER NA MÃO e É SIM POSSÍVEL. -

Exemplo: Há 30 anos uma bic cristal e algumas folhas de papel quadriculado, conhecimento e muito trabalho. http://goo.gl/jBRJn2

Um outro grande detalhe. Em que pese seja quem for que diga o contrário eu vou fundamentar o desmentido. Não há no mercado pelo menos entre os sistemas de gestão conhecidos NENHUM que possa desenvolver o Revenue Management, isso porque esta Filosofia de gestão que na ponta final trabalha sempre e só com preços de venda,  tem 10 passos fundamentais para sua implementação e os três primeiros não envolvem números, melhor envolvem informações que em alguns casos se transformam em números.

e estas informações não constam totalmente dos sistemas de gerenciamento embora possam constar. Depois temos os outros passos até ao 8 e estes envolvel centros de Custos e muitas análises financeiras, são estas que depois nos dão o preços de venda. E é por isso também que em Hotéis grandes e aqui começo de 300 UHS para cima há casos em que o "BAR" muda 200 vezes por dia e isso quando é feito com consciência não leva com todas as alterações somadas mais de 30 Minutos. Quando comecei precisava fazer 2 operações mas usava uma calculadora comum, hoje preciso alterar o dado de uma planilha de Excel - mas dos sistemas de gestão que há no mercado MEMHUM que eu tenha visto até hoje faz isso.


SN Hotelaria Consultoria Especializada: Revenue Management para Todos: Grande parte dos gestores e proprietários acredita que o Revenue Management seja para poucos ou que seja uma modinha atual, depois deste ar...