segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

ANO NOVO - PIORA DO PROBLEMA VELHO.


Vi no LinkedIn um comentário feito por um colega em que ele demonstrava sua preocupação com a FALTA DE MÃO DE OBRA, li os comentários e resolvi responde a todos mas chamando a atenção para o da Senhora Tatiana Sylveira - A consultoria não é exatamente a saída, muitos desses “profissionais não teem realmente qualificação então vamos ter qualificandos, qualificados por desqualificados”. Então isso se torna complexo. Revenue Management é uma Filosofia de Gestão que é o TOPO DA GESTÃO HOTELEIRA, eu além de outros cursos e treinamentos Ministro cursos de Revenue Management, pois é a Filosofia que usa há + de trinta Anos e não só na Hotelaria. Recentemente dei um curso para 40 participantes. Ali havia dois gerentes Gerais todos os outros eram diretores ou proprietários de Hotéis ou grupos solicito alguns cálculos nestes cursos e são cálculos primários. Em 40 Participantes UM SABIA FAZER AS CONTAS. Ou seja, a qualificação ou falta dela Vem de Cima.Por Isso nós da Águia Consultoria e da SN-hotelaria, além de continuar nossos treinamentos - Resolvemos abrir a Administradora de Hotéis, 
AQUIA HOTÉIS onde o sucesso é Certo até porque somos remunerados por resultados positivos - Além de que teremos treinamentos constantes em todas as áreas, dando assim continuidade a nossos trabalhos..

Por outro lado algumas pessoas falam de Cursos Superiores. Quais? Em nenhum se ensina Administração de Hotéis, não fora assim, não haveria essa extraordinária escassez, que tende a Piorar e muito.

A Solução é os empresários se conscientizarem disso e contratarem CONSULTORIAS COMPETENTES PARA TREINAR EM PRIMEIRO SEUS GESTORES E DESCENDO NA escala do Organograma.

Quanto aos Baixos salários, embora não gostam que eu diga a culpa é dos funcionários, eu gerenciei Hotéis + de 20 Anos e nunca tive problema com salários. Ninguém faz meu salário e ganho sobre RESULTADOS se eles são bons eu ganho muito se são maus eu ganho pouco ou não ganho. Durante dois anos em Brasília eu tive o Melhor salário de Gerente Geral de Hotel Na cidade e ninguém podia dizer que eu ganhava muito era salário sobre resultados,

OU SEJA, A FALTA DE PROFISSIONALISMO É TOTAL E VEM DE MUITO LONGE E DE CIMA.

DEPOIS VEMOS À DISPOSIÇÃO DO MERCADO PROFISSIONAIS COMPETENTES COMO DAIANA MELO. Em parte porque os salários não lhe interessam, mas pessoalmente acho que os possíveis empregadores nem entendem a linguagem Dela - trata-se de uma Grande profissional.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

ADMINISTRAÇÃO SÉRIA E COM RESULTADOS


Há muitos anos entrava no mercado mais uma daquelas pessoas que gostam muito de números, aprendi a compreender as operações. E pasmem, soma, subtração, multiplicação e divisão resolvem quase tudo, mas com certeza a maioria do que realmente é necessário saber.
Será que alguém ainda anda por aí dizendo que Revenue Management, é a arte de: Vender o melhor quarto, para o melhor hospede, ao melhor preço, na melhor hora e pelo melhor canal? Será que ainda há gente que diz que Revenue Management é uma ferramenta? Será que ainda usam para maximizar diárias.  Desperdício.
1º Revenue Management não é uma Ferramenta, é uma Filosofia de Gestão e produz ferramentas. Eu diria: A FILOSOFIA DE GESTÃO

2º É uma cultura, como tal requer prática diária e contínua,

3º É estatística e Matemática.

4º É muito analítico e pouco comercial

5º é pragmatismo e assertividade.

Por isso nos slides abaixo vão ver que independe de sistemas sofisticados, ele depende isso sim de CONHECIMENTOS, eu pratico essa Filosofia há 38 Anos, e não só mas também na Hotelaria.
Revenue tem que ser usado na sua totalidade em todos os hotéis e em tudo o que diz respeito à hotelaria, como:
Restaurantes – Boites – frigobar – salas de eventos – áreas de recreação – clubes – centros culturais e de eventos, ETC E isso coloca de lado o maior câncer da hotelaria Nacional no momento a terceirização de restaurantes, ou de qualquer outra área rentável.

Mas vamos falar da filosofia de Gestão que rentabilizou e ou fechou grandes companhias aéreas, otimizou redes de Hotéis, deu origem às OTA’S, isto para não sairmos da hotelaria.

Mas porque não, tal como eu usar esta mesma filosofia em Frigoríficos, Fabricas de Manufatura, Gestão de Clubes, Empresas de Vestuário, Faccções e algumas outra, porque não a GM a Ford a Ferrari ou qualquer uma dessas grandes indústrias automobilísticas, sim e não estou brincando, embora a implementação do Revenue Management requeira determinadas características, estas existem na Indústria Automobilística também, está espantado? 
Não precisa, é que você amigo leitor, como a maioria dos que enchem a boca para falar de Revenue Management, não sabem exatamente o que isso é.

Como uma filosofia de gestão que é para ser implementada precisa apenas e tão somente de CONHECIMENTO. E para a velocidade da vida moderna um Bom curso de Excel, mas se você não souber fazer na mão, tal como eu fazia no início, de nada adianta nenhum tipo de modernismo.
Veja abaixo porque eu digo e repito é uma prática diária e contínua, e para implementar precisa de Tudo isso e... É um pouco mais, o tal CONHECIMENTO.

Nós da AQUIA HOTÉIS, Implementamos e Usamos o Revenue Management, por isso a nossa remuneração tem sua maior parcela em G.O.P. ( A Isto chama-se - CONFIANÇA).

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Com o Atestado dos Participantes


Link Original do FACEBOOK
Por Email:

"Obrigado a todos, foi muito gratificante poder ter participado do lançamento do livro,

espero que esta seja apenas o começo de uma parceria muito produtiva, gerando ganhos a todos os envolvidos de uma forma alegre e produtiva, sempre somando e nunca dividindo

Sucesso a todos nõs em 2013


Grande Abraço a todos

Sérgio Zocchio"

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O início dos cursos em parceria.

Assim e há exatamente uma hora encerramos o primeiro curso após o lançamento do Livro Teoria e prática do Revenue Management em Hotelaria, dado com a colaboração do nosso Parceiro - Amigo e Sócio  Mário Cesar Nogales.
Fomos agraciados com presenças especiais como as da Especialista em Marketing Hoteleiro, Miriam Torres, nosso Amigo Armando Lardosa que veio do Rio de Janeiro para nos prestigiar, e como eu sempre digo, quem quer faz quem não quer inventa desculpa. Obrigado pela presença do nosso Amigo e consultor Sérgio Zocchio, assim como de todos os outros que nos prestigiaram e aguentaram durante as 18 horas de curso, se é difícil ministrar 12 horas em pé imaginem essa turminha com sede de saber nos aguentando durante 18 horas. Eu Acho que se não houvesse interesse e não tivemos conteúdo sério e fundamentado ninguém noa aguentaria.
Assim quero agradecer a presença de todos os Participantes, a parceria do Higienópolis Convention, assim como de seu Gerente. 
Desde já a Águia Consultoria e a SN-hotelaria se coloca ao dispor de qualquer dos participantes que precise tirar qualquer dúvida. Ótima Semana - FELIZ NATAL

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

No Curso De Lançamento

Ao contrário do que querem fazer entender ou parecer, Revenue Management é uma filosofia de Gestão, é uma Ciência que nos permite dirigir fundamentado em economia e matemática logo trata-se de um sistema que requer um sem número de processo, muitos dos quais mesmo na era de informática demorados e trabalhosos.
Após sua implantação, tudo se torna mais simples embora não menos trabalhoso, mas igualmente precisamos do envolvimento de todo o "Staff" para assim fazer toda a máquina (sistema) funcionar.
Na foto, Mário explica alguns dos muitos cálculos necessários para se atingirem os resultados desejados. O conhecimento de números e sua aplicação correta é imprescindível, mas o mais importante á a colocação dos cálculos que é desconhecida da grande maioria dos "profissionais" no mercado Nacional, embora isso não represente nenhum orgulho. É gratificante quando entendemos que a turma compreende como tudo funciona, começam a se pronunciar sobre erros que cometiam por falta de conhecimento e nos deixam a certeza de que compreenderam como e porque as coisas funcionam assim, e ficam visivelmente ansiosos para colocar em prática os novos ensinamentos.
Isso, acima de tudo nos deixa a certeza de que, estamos pregando a filosofia certa para as pessoas que desejam se aperfeiçoar fazendo uso dela.

Tivemos o prazer de presenciar um palestra proferida pela grande profissional de Marketing, a Miriam Torres fundadora do já famoso "Sopa de letrinhas" - E que nos demonstrou o quanto o Marketing profissional pode ajudar na Gestão Hoteleira. Logo ele é uma, ou mais uma ferramenta que integra a Grande Filosofia de Gestão que é o Revenue Management. 

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

As Noções deturpadas e a GRANDE Diferença.


Já publiquei neste blog e em outros meus, assuntos sobre diluir ou reduzir custos e sobre gestão, e parece-me que não me expressei como devia, desculpem.

Um destes dias em conversa com gestores alguém se vangloriava de ter feito seus assessorados gastar menos X ou Y com determinados componentes.

Eu ensino nos meus cursos que redução de custos é mediocridade e já vou explicar isso, mas deixe colocar a REGRA DE OURO: Custos se DILUEM – Despesas se DIMINUEM e Receitas se GERENCIAM, este é o grande segredo, o Gerenciamento de Receitas pomposamente apelidado de (Revenue Management).

Eu tenho um recorde que mesmo no meu caso foi único, principalmente porque era um Hotel que não dava prejuízo. Em um ano de Gestão dobrei os CUSTOS e SEXTUPLIQUEI as receitas, isso representa um Lucro Líquido Final de 76,11% como falo de LÍQUIDO... interessa? Isso representa um GOP de 190,43% pois é, em momento algum, nesta gestão me preocupei em o que não gastar, mas onde Ganhar como quando e quanto.

O primeiro Hotel que gerenciei no Brasil, ao final de 8 meses de gestão o Presidente me chamou à sua sala, e pelo “jornal corredor” eu estaria sendo demitido.

Lá fui eu ver o que o SR. O.F. queria, e ele muito sério me disse: “Sr. Rui há oito meses atrás o nosso hotel gastou na operação R$. 289.134,18 este Mês, nos gastamos R$: 398.834,98 - , ou seja, o Senhor elevou em 37 quase 38 % nossos custos e isso é muito sério”.
Concordam que eu tinha que concordar com mais este “hoteleiro”? e concordei. Só que respondi com uma pergunta, aliás Duas.

** Senhor O. qual foi a diferença entre o que o Senhor gastou e o que o senhor faturou há 8 meses atrás? O Homem se assustou com a pergunta e disse. O Valor. – eu rebati, que percentual representa essa receita em relação ao faturamento? Ele levou uma eternidade para fazer uma continha óbvia o que em nada me assustou e depois de falar com um sobrinho economista me disse: A diferença era muito boa Sr. Rui, nós tivemos um Lucro de 89,98% (Não era Lucro, era diferença entre quanto custou para gerir o empreendimento  e o  faturamento) a diferença é muito grande. Mas como GOP estava certo.

Minha pergunta continuou Sr. O. - Fale com seu sobrinho e descubra qual é o percentual de diferença entre o que eu Gastei este Mês e o Que nós Faturamos? O Homem era careca e depois de ficar muito vermelho e coçar a careca disse, segundo o meu sobrinho o crescimento do nosso faturamento em relação aos custos foi 143,32% superior ao do mês em que o Senhor Iniciou, quase dobrou?

Passei a dominar a Conversa, Senhor O. – Qual é a sua dúvida o Senhor quer que eu reduza custos ou que eu Gerencie o Hotel e dê Lucro, porque qualquer gestor deve saber que um GOP de 90%  está muito próximo de não representar lucro real.

O Homem se enrolou todo disse que ia estudar melhor que não tinha olhado para isso.

É a mesma porcaria das tais RevPAR da moda. Me digam uma coisa, só uma perguntinha Você tem um Hotel de 200 UHs  sua diária é de R$ 200,00 Ocupa uma UH – sua ocupação é 1/2 % sua diária média é de R$. 200,00 Certo? Bem sua RevPAR é de R$. 1,00 – A RevPAR é boa ou ruim???? Alguém quer responder?

O que eu quero deixar claro é que faça o que tem que ser feito e caminhe para a frente e para cima. Custos não se Reduzem se diluem, receitas se Gerenciam, não tem o menor interesse o que eu reduzo de custos se não aumento a diferença entre estes e o Faturamento de forma consistente, e a única forma de construir essa forma sustentavelmente é DILUIR CUSTOS para isso precisamos MAXIMIZAR E OTIMIZAR RECEITAS - TODAS -.

A Regra é aumentar a diferença substancialmente entre o que Faturamos e o quanto custou para gerar esta receita. E Tudo isto sai sempre e Só da consciente Gestão de Receitas, aqui conhecido como Revenue Management.

Sucesso e cuidado com os caminhos trilhados, na maioria das vezes o ditado popular é uma triste realidade. Ele diz: “A economia é a base da porcaria”.