terça-feira, 27 de novembro de 2012

O Revenue Management E seus passos

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LANÇAMENTO.
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É muito natural que em um País onde o Revenue Management está engatinhando isso não seja conhecido, mas como diz um “filosofo” amigo “desconhecemos até aprender”.
Sou consultado a miúde por hoteleiros que querem conhecer e se especializar, e argumentam: “agora começa a temporada, fica difícil”. Deixa-me perguntar: Difícil para que?
Todo e qualquer sistema de Revenue Management tem a mesma iniciação e ele jamais funcionará corretamente se não iniciar como deve. E inicia-se com uma matriz simples de Benchmarking.
O Segundo passo para a implantação que com o tempo se vê que é de extrema importância depende de Gente, ou seja, quanto mais pessoas você tiver no seu Hotel, mais consistente e autêntico será o seu sistema, e, por conseguinte sua fundamentação.
No que demanda hoje o Curso de Revenue Management: 10 a 11hrs. Se formos fazer o curso baseado no Livro o que é mais interessante e instrutivo, há como tirar muito mais dúvidas, isso demanda os dois instrutores e podemos ministra-lo em até 14 a 16 horas dependendo do nível de interação dos participantes.
Em tese Revenue Management é acima de tudo uma filosofia de gestão, temos que ter o que gerir para entender e viver o sistema.

De qualquer forma e por ser mais prático e produtivo aguardo-O no Curso do Lançamento do Livro. Com direito ao mesmo pois tratar-se-á de um instrumento inseparável de consulta e estudo.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

RESTAURANTES E O REVENUE MANAGEMENT

VAMOS dar o 1º CURSO NO PRÓXIMO DIA 26 de Novembro 2012
Em breve além da apostila "O LIVRO"

Tenho postagens no blog, onde me posiciono totalmente contra a terceirização de restaurantes de Hotel, fui surpreendido algumas vezes por “ditos gestores” que eu era o único consultor que eles conversavam e que tinha este posicionamento, eu não encararia dessa forma, mas como um consultor que tem um milhão de motivos para esta posição, e que nunca administrou nada com prejuízo ou com lucros fora do padrão para menos. E para não enumerarmos todos os motivos vamos aos sólidos Nunca em mais de trinta anos de Gestão e consultoria deixei um hotel dando prejuízo, nem o hotel nem os seus departamentos geradores de receitas, então estas colocações me remetem a uma discussão que vem tomando corpo, e ainda bem. O despreparo dos gestores é gritante e eles não estão só em unidades independentes. Mas vamos há parte boa, foi de gestores que ouvi a frase “A terceirização é um bônus para quem leva e um Ônus para quem terceiriza (e que ônus, a maioria nem imagina quanto e quando se dá conta é tarde demais)”. Até eu queria um restaurante com toda a estrutura montada e pronto para andar.
Foi para tentar que os colegas hoteleiros entendam de uma vez por todas que RESTAURANTE DE HOTEL é uma empresa dentro de outra e tem que ser encarada e Administrada como tal, que resolvi formatar mais um curso, desta vez sobre a Gestão de Restaurantes e como não podia deixar de ser como Gestor Hoteleiro fundamentam-se as gestões na filosofia que em breve dominará o Brasil o Revenue Management. Vamos ainda tentar que entendam que se você não tem o hotel, mas se tem um ou mais restaurantes estes não só podem como devem ser Administrados com a filosofia do RM. Há o lucro mínimo do restauranteur profissional e consciente é de 33,33%. 

domingo, 11 de novembro de 2012

SEGURANÇA E HOTELARIA


http://goo.gl/JB8pZ É uma notícia no jornal Online O Dia http://odia.ig.com.br e A QI profissionais trouxe e muito acertadamente este caso para os debates no LinkedIn, só que a exposição se inicia fazendo uma referência à falta de investimento em segurança pelos Hotéis. Não sou contra, e em administração de Hotéis grandes e aqui eu falo acima de 300 apartamentos há sempre um departamento de segurança e este se faz necessário, ou pelo menos sempre tive, porém sem ostentação, quase sem serem percebidos pelos senhores hospedes, senão tornam-se inconvenientes e despropositais, principalmente com a facilidade de monitoramento eletrônico que temos hoje em dia. A “tónica” é DISCRIÇÃO e a Máxima A SEGURANÇA. Tive notícia recente de um HTL em Curitiba que comunicou a uma empresa que tinha ali hospedadas pessoas que vieram para treinamento a estada de sete pessoas estranhas ao local que visitaram determinado apartamento, e mais, eles identificaram todos os que entraram sem estar hospedados, pois segundo consta dois não subiram porque não quiseram apresentara identidade, ou seja, isto é SEGURANÇA. Esta é a verdadeira segurança que precisamos e devemos ter na Hotelaria proveniente de recepcionistas e mensageiros REALMENTE PROFISSIONAIS, cientes de suas obrigações e das reais responsabilidades de seus cargos.

Por força das circunstâncias viajo bastante e sempre faço alguns testes pelo menos no primeiro dia e nos turnos onde ainda não me conheceram, e posso afirmar a falta de segurança da Hotelaria Nacional, eu diria a facilidade de se passar para dentro do Hotel sem ser interpelado por ninguém, chega a ser assustadora.

Assim como é gratificante você chegar à recepção de um Hotel onde você nunca esteve – em uma cidade onde você nunca foi visto, e o Gerente de recepção te tratar pelo nome. E ao ver minha cara de espanto ele corrigir: “Não Sr. Rui eu acompanho tudo o que o Senhor diz e escreve em todas as redes sociais e blogs”, pois é acreditem, isso também é bom, e não se trata de elogiar o profissional por eu me ter sentido bem, mas se ele sabe quem eu sou o mínimo a fazer é me tratar pelo nome.

Mas enquanto não se conscientizarem, da necessidade total e absoluta de profissionalizar a mão de obra que teem, acreditem todos estes acontecimentos desagradáveis vão continuar e até piorar. Imaginem os doze dias da Copa do Mundo.

Bem nem imaginam, porque eu também prefiro não imaginar – Prefiro recomendar contratem consultorias conscientes e realmente dadas por profissionais feitos na hotelaria e tornem vossos empreendimentos muito mais rentáveis e SEGUROS.

SUCE$$O.